[Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda
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[Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda
Bom, depois de algum tempo de estudo e de reparos, eu terminei um
tutorial de como criar um jogo no rpg maker VX no estilo zelda.
Como eu criei pensando em que você faça seu próprio sistema de jogo, eu dividi esse tuto em 3 partes:
antes de tudo, aconselho a vocês a baixarem todos os arquivos anexos para melhor suporte!
1º - Sistema de batalha:
Para criar o sistema de batalha, você precisa criá-los nos eventos comuns;
* crie um evento comum com nome "Dano monstro"(ou o nome que desejar.) dentro dele coloque;
- Mostrar animação; este evento; (ataque de espada)
- Mover;este evento[ignorar se impossivel],[aguardar ate o fim]
voltar um passo 2X
se ficar certinho, ele deve ficar igual à imagem "dano monstro.bmp" que eu anexei!
* crie outro evento comum com nome "dano personagem" e dentro coloque;
- mostrar animação; personagem, morte instantânea.
- mover evento; personagem [ignorar se impossivel, aguardar ate o fim]
movimento aleatório 2X
gráficos: zelda2, 0
animação parado = OFF
Veja "dano personage.bmp"
Pronto! esse é o sistema de batalha do jogo. Mas isso não se refere ao
sistema de HP ou de variaveis. isso apenas corrige erros e faz as
animações!
2º - Monstros
Aqui sim, nós vamos fazer os sistemas de HP do monstro, e o sistema de danos do personagem:
Crie um evento para o monstro, o iniciar quando dele deve ser ao tocar evento,e coloque:
*Opção de variavel: "vida = +1"
*evento comum: "dano personagem"
Crie uma nova página, ela so pode ser ativada se a swich monster estiver ligada. e coloque:
*condições: este evento; abaixo
*condições: personagem; acima
*opções de variavel; monstro1 = +1
*condição: variavel; monstro >= 3
*reproduzir SE: monster2
*opção de variavel; monstro1 = 0
* apagar evento temporário.
: FIM
*evento comum "dano monstro"
:else
*variavel; "vida" = +1
*evento comum "dano personagem"
Faça esse mesmo processo com as condições de "esquerda; direita", "direita, esquerda", "cima, baixo."
Veja "monstro.Bmp"
Pronto. criamos nosso monstro. agora precisamos fazer as condições em que os monstros levam dano, e quando batem em você:
3º - Finalizando e mapeando:
Nesta seção, você vai definir os mapas em que o jogador vai poder lutar e quais ele não poderá;
crie um evento qualquer no mapa, e coloque o nome como sistema de ataque; o iniciar quando dele deve ser processo paralelo;
*Condição: preciona tecla C;
*opção de switch: "monster" = on
*mover evento; personagem; [ignorar se impossiver, aguardar ate o fim]
direção fixa = ON
condição: personagem: abaixo;
:gráfico: $link; 0
:animação parado = ON
:SE = bow1
:olhar abaixo 4X
:grafico = zelda2; 0
:animação parado = OFF
:END
faça esse mesmo processo com todas as direções, substituindo o "abaixo" e o "olhar abaixo", pelas respectivas direções.
agora crie outro evento em qualquer canto do mapa, e coloque inicio automático, mas so inicia se variavel vida >= 5;
game over.
Pronto!
agora so é fazer os testes e ver se seus eventos confirmam com as fotos anexadas.
"Não entendi nada!"
voce pode dar uma olhada no exemplo que tambem anexei.
Também se lembrem de que eu coloquei um charset de zelda que eu achei
na net, e que por sinal é muito grotesco!... Cabe a você achar bons
charset e fazer suas próprias animações.
Qualquer duvida, podem postar aqui que nós iremos resolver!
Até a próxima pessoal!Estilo Zelda.rar Download =D
tutorial de como criar um jogo no rpg maker VX no estilo zelda.
Como eu criei pensando em que você faça seu próprio sistema de jogo, eu dividi esse tuto em 3 partes:
antes de tudo, aconselho a vocês a baixarem todos os arquivos anexos para melhor suporte!
1º - Sistema de batalha:
Para criar o sistema de batalha, você precisa criá-los nos eventos comuns;
* crie um evento comum com nome "Dano monstro"(ou o nome que desejar.) dentro dele coloque;
- Mostrar animação; este evento; (ataque de espada)
- Mover;este evento[ignorar se impossivel],[aguardar ate o fim]
voltar um passo 2X
se ficar certinho, ele deve ficar igual à imagem "dano monstro.bmp" que eu anexei!
* crie outro evento comum com nome "dano personagem" e dentro coloque;
- mostrar animação; personagem, morte instantânea.
- mover evento; personagem [ignorar se impossivel, aguardar ate o fim]
movimento aleatório 2X
gráficos: zelda2, 0
animação parado = OFF
Veja "dano personage.bmp"
Pronto! esse é o sistema de batalha do jogo. Mas isso não se refere ao
sistema de HP ou de variaveis. isso apenas corrige erros e faz as
animações!
2º - Monstros
Aqui sim, nós vamos fazer os sistemas de HP do monstro, e o sistema de danos do personagem:
Crie um evento para o monstro, o iniciar quando dele deve ser ao tocar evento,e coloque:
*Opção de variavel: "vida = +1"
*evento comum: "dano personagem"
Crie uma nova página, ela so pode ser ativada se a swich monster estiver ligada. e coloque:
*condições: este evento; abaixo
*condições: personagem; acima
*opções de variavel; monstro1 = +1
*condição: variavel; monstro >= 3
*reproduzir SE: monster2
*opção de variavel; monstro1 = 0
* apagar evento temporário.
: FIM
*evento comum "dano monstro"
:else
*variavel; "vida" = +1
*evento comum "dano personagem"
Faça esse mesmo processo com as condições de "esquerda; direita", "direita, esquerda", "cima, baixo."
Veja "monstro.Bmp"
Pronto. criamos nosso monstro. agora precisamos fazer as condições em que os monstros levam dano, e quando batem em você:
3º - Finalizando e mapeando:
Nesta seção, você vai definir os mapas em que o jogador vai poder lutar e quais ele não poderá;
crie um evento qualquer no mapa, e coloque o nome como sistema de ataque; o iniciar quando dele deve ser processo paralelo;
*Condição: preciona tecla C;
*opção de switch: "monster" = on
*mover evento; personagem; [ignorar se impossiver, aguardar ate o fim]
direção fixa = ON
condição: personagem: abaixo;
:gráfico: $link; 0
:animação parado = ON
:SE = bow1
:olhar abaixo 4X
:grafico = zelda2; 0
:animação parado = OFF
:END
faça esse mesmo processo com todas as direções, substituindo o "abaixo" e o "olhar abaixo", pelas respectivas direções.
agora crie outro evento em qualquer canto do mapa, e coloque inicio automático, mas so inicia se variavel vida >= 5;
game over.
Pronto!
agora so é fazer os testes e ver se seus eventos confirmam com as fotos anexadas.
"Não entendi nada!"
voce pode dar uma olhada no exemplo que tambem anexei.
Também se lembrem de que eu coloquei um charset de zelda que eu achei
na net, e que por sinal é muito grotesco!... Cabe a você achar bons
charset e fazer suas próprias animações.
Qualquer duvida, podem postar aqui que nós iremos resolver!
Até a próxima pessoal!Estilo Zelda.rar Download =D
Korino- Forasteiro
-
Número de Mensagens : 26
Qual Maker você usa? : RPG Maker XP
Reputação : 4
Re: [Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda
O download nao ta funcionando!!
xebrel- Forasteiro
-
Número de Mensagens : 1
Warning :
Qual Maker você usa? : RPG Maker VX
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação : 0
Re: [Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda
download n ta pegando aff
Monistra- Forasteiro
-
Número de Mensagens : 1
Warning :
Qual Maker você usa? : RPG Maker XP
Especialidade maker : Roteirista
Reputação : 0
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