Terra Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo

Ir para baixo

[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Empty [2k/2k3]Bons mapas para seu jogo

Mensagem por Borus Sáb 06 Dez 2008, 14:53

Fonte do tutorial: Casa dos Jogos

O objetivo deste tutorial é dar algumas dicas para fazer mapas com uma aparência melhor. Vou usar como exemplo uma parte de uma cidade, mas algumas das dicas podem ser aplicadas a outros tipos de mapas.

Ao fazer o mapa de uma cidade, deixe a mapa de um tamanho maior que o que você vai precisar. depois você tira o espaço que sobrar, é melhor que ficar apertando as coisas no mapa.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas110


A imagem acima é uma cidade com o maior número de coisas erradas que eu pude fazer. Aos poucos vamos corrigindo.

Vamos começar pelas árvores. Algumas delas são parte de um bosque, e as outras foram plantadas ao longo de uma rua. Mas as árvores de um bosque não ficam perfeitamente alinhadas daquele jeito, nem ficam com espaçamento perfeitamente igual. E as árvores que foram plantadas tem alinhamento, e espaçamento igual, mas elas tem algum espaço entre elas.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas210


Ok, estamos fazendo algum progresso. Já que começamos a mexer com a vegetação, vamos fazer toda ela primeiro. No momento ela é toda composta de árvores. Podemos adicionar outras coisas, como arbustos, flores e árvores secas.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas310


As plantas já estão em uma condição satisfatória. Agora falta arrumar a grama: é natural que em lugares onde as pessoas costumam pisar a grama fique gasta ou então que as pessoas coloquem algum tipo de calçamento, e que onde elas não costumam passar, a grama fique mais alta.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas410


Observe que eu não fiz nada com muitas retas e quadrados. Fiz isso porque na natureza as coisas raramente crescem retas e os buracos raramente são quadrados, mesmo que a grama seja vendida em quadrados. Normalmente as coisas que são quadradas ou que tem qualquer forma geométrica são as coisas que foram construídas por outras pessoas, como aquele piso em volta do poço, que eu coloquei por questões de higiene. Agora a vegetação do mapa já está em uma condição satisfatória.

Vamos agora arrumar as casas. A primeira coisa que você pode observar é que eu cometi os 2 erros mais básicos na hora de fazer casas: elas são perfeitamente iguais e estão perfeitamente alinhadas. O alinhamento ainda é compreensível, elas estão de frente pra mesma rua, mas mesmo assim seria bom deixar um tilezinho de diferença. Mas casas perfeitamente iguais é algo que definitivamente não deve ser feito, a não ser que você esteja fazendo algum tipo de COHAB.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas510


Desalinhei as casas, mudei a cor do telhado de uma delas ( o telhado da outra não aparece mais porque eu incluí um segundo andar com sacada nela, o que é bastante recomendando no caso de você ter uma casa com mais de um andar no lado de dentro), e coloquei janelas diferentes. Algumas coisas ficaram meio apertadas porque eu tenho que fazer caber tudo na tela para mostrar aqui, mas isso não vai acontecer no seu jogo. A sacada, por exemplo, ficaria bem melhor se não tivesse só um tile de largura. O mapa já está ficando bom.

Agora, vamos acrecentar os objetos de cenário. O que vale agora é o bom senso e os motivos que o objeto tem para estar ali.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas610


Agora o mapa está pronto

Exceto por 2 detalhes que eu esqueci de propósito. É claro que foi de propósito!
1- A água no canto superior direito está quadrada. E eu já disse que a natureza não faz essas coisas quadradas.
2- O canto inferior direito está completamente vazio, é só um pedaço de grama. Se for o jardim de alguem e estiver cercado, ok, então basta colocar uma cerca. Se não estiver cercado as pessoas vão passar por ali e a grama vai ter falhas. Se ninguém passa por ali e ninguém cuida do gramado, então vai crescer mato (grama alta) e alguns arbustos. Eu resolvi fazer um tipo de praça central ali.
[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas110[2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Mapas710


Agora sim o mapa está pronto. Compare o antes e o depois.

Uma das coisas mais importantes ao fazer um mapa é não ter medo nem preguiça de refazer uma parte dele, nem de refazer boa parte dele, nem de refazer todo ele se for necessário.

Tutorial escrito por AP2CDU.
Borus
Borus
Rei
Rei

Masculino
Número de Mensagens : 44
Idade : 29
Localização : Minas Gerais
Profissão : Estudante
Mensagem Pessoal : "As pessoas boas devem amar seus inimigos."
Warning : [2k/2k3]Bons mapas para seu jogo Warnin10
Qual Maker você usa? : RPG Maker XP
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação Reputação : 2

http://twitter.com/philipe7

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos