Tutorial de Switchs

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Tutorial de Switchs

Mensagem por Borus em Ter 16 Jun 2009, 20:49

Tutorial de Switchs


Introdução

Esse tutorial ensina sobre switchs com um exemplo fácil. Ele não fala sobre switchs locais.

O que são switchs?

Switchs são como interruptores, como os de ligar e desligar a luz, eles podem ser apenas On e Off, ou seja ligados e desligados.

Começando a trabalhar

Abra o RPG Maker VX, caso seu projeto venha aberto, eu recomendo que você feche ele e crie um para testes.
Então, vamos começar crie um evento com o gráfico de uma mulher e abra a janela Comandos de Evento (Para quem não sabe é só dar dois cliques na parte branca debaixo de Comandos de Evento:):



Coloque uma mensagem “Tome uma poção” (Sem as aspas) com o Mostrar Mensagem, e com o Mudar Item de uma poção ao personagem, não vou explicar como fazer isso. Abra a janela Comandos de Evento novamente e clique em Opções de Switch, ira aparecer a janela abaixo:



Mas que opções são essas?

Individual: É aqui que você vai criar/selecionar os switchs

Desde: Essa opção é para usar a opção On ou Off de tal switch a tal switch por exemplo: Deixar Ligado/Desligado os switchs de 1 a 10, o

O On e Off embaixo de Operação é o que vai acontecer com o switch selecionado em Individual ou os switchs em Desde

Bom, com Individual selecionado, clique nos três pontinhos (...) do lado de 0001, vai aparecer a janela:



Voltando ao trabalho, em Nome: é onde você coloca o nome do switch, para o exemplo, coloque Poção. Essa janela é onde você define o nome da switch e seleciona a switch para ser usada. Agora clique em Ok, em Operação na janela Opções de Switch coloque On e de Ok. A janela do seu evento deve ter ficado assim:



Agora clique em Nova Página, deve ter ficado tudo vazio, fique calmo, antes de qualquer coisa, coloque o gráfico da mulher nessa página. Agora marque a caixa do lado de Switch (Embaixo de Condições de Evento), deve ter aparecido o switch 0001: Poção, se não apareceu, clique no ... e selecione o switch e de Ok depois de selecionar o switch. Nos comandos do evento coloque uma mensagem “Já te dei uma poção!” (Sem as aspas), se fez isso tudo, seu trabalho terminou! Deve ter ficado assim:



Fiz isso tudo, mas o que eu fiz?

O que você fez? Você deu vida a uma switch :D e ativou ela, isso na primeira página. Colocou que a segunda página só fosse ativada se o switch Poção estivesse ativo.

Parece mesmo um interruptor, a luz só liga se o interruptor estiver para ligar a luz

É, mas se a switch não fosse ligada, toda vez que o personagem falasse com a mulher a mulher daria uma poção, o switch foi ligado para impedir isso. Tente fazer um evento que desliga a switch (Operação Off e não On), ao executar esse evento, a switch vai ser desligada e a mulher vai te dar uma poção quando você falar com ela e vai ativar a switch, switchs podem ser usadas para muitas coisas criativas, esse exemplo foi simples.

Uma ultima pergunta. E se eu não desligar a switch até o fim do jogo?

Simples, se a não for desligada ela ficará ligada até o fim do jogo, como num interruptor, e todas as switchs iniciam desligadas!

Agradecimentos

DuploMakers - Criador do Tutorial
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