[Tutorial] Entendendo switches

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Entendendo switches

Mensagem por Jorge Guerra em Sex 20 Fev 2009, 11:00

Entendendo switches by Jorge Guerra ( Eu)

Olá estou aqui no meu mais novo tutorial para explicar para vocês que raios éuma switch, quando você mexe no maker ou principalmente vê aqueles tutos escritos assim: "Para fazer esses sistema precisará ter conhecimento báscio em switches".

esse tutorial completo mostrará oq eu você precisa saber para ter conhecimento báscio em switch.

Tutorial Teórico

O que significa switch? Traduzido para o português switch siginifica 'Armadilha', porém, na linguagem de eventos usada no RPG Maker ele é uma espécie de evento em que faz com que você não faça uma coisa repetitiva. Muitos não devem estar me entendendo então vou explicar:
Quem não entendeu já deve ter feito um jogo em que o baú não parava de dar item para o herói, ou fez um personagem desaparecer mas quando você teletransportava de volta para aquele mapa ele voltava pra lá. Nesse tuto você vai aprender á isso nunca mais acontecer.

Tutorial Prático

Agora que você já sabe mais ou menos pra que uma switch funciona, vamos praticar! Abra ou crie o seu projeto. Crie um evento com o gráfico de um baú, nos comando de eventos coloque um "Mostrar mensagem", a mensagem deve estar escrita assim: " Você achou x 1 XXX item" (Nota: O XXX é o item que você quiser), depois coloque um 'adicionar item" adicione o item que estava citado na mensagem,´ótimo, acho que disso a maioria já sabia, agora vamos para a switch... Vá no evento 'Mostrar switch", crie uma switch chamada "Baú', marque a opção "ON" e dê OK.
Ainda não terminamos, agora lá em cima perto do nome de evento tem uma janelinha escrita 'Criar nova página" na nova página que criamos coloque o gráfico do baú aberto, e em baixo do nome de evento tem uma janela escrita 'switch", abra ela e escolha o switch que criamos o "Baú", agora dê ok e teste o jogo. Viu switch não é assim um bicho de sete cabeças, só necessita de estudo.

Agora vamos fazer o personagem despararecer, crie um evento com o gráfico de uma pessoa que você desejar, criamos um "Mostrar mensagem" escrita "Agora eu vou desaparecer" (OBS: Calma eu não fiquei maluco, foi só pra dar um exemplo) e agora vá um "Mudar switch", crie uma nova switch chamada "desapareceu" deixe em "ON" e dê OK. Agora crie outra página de novo, mude o gráfico para nada e naquela janelinha do switch coloque a switch que criamos desaparecer, dê ok e teste. Viu? precisa de estudo mesmo.

bem se voce fez tudo que esse tuto pedia voce já tem conhecimento muito básico em switch, mas se voce estudar e treinar você pode se tornar um grande mestre em switches, mas lembre-se, quase tudo no RPG maker necessita de switch.
Ainda vou ver se coloco um tuto sobre váriavel aqui na reino, valeu!
Jorge Guerra
Aldeão
Aldeão

Masculino
Número de Mensagens : 38
Mensagem Pessoal : Mago dos eventos!
Qual Maker você usa? : RPG Maker VX
Especialidade maker : Eventer
Reputação Reputação : 8

Ver perfil do usuário

Re: [Tutorial] Entendendo switches

Mensagem por Arthur em Sex 20 Fev 2009, 11:14

Ótimo tutorial! happy
+ 50 MC$! Vai ajuda bastante os inciantes ^^

_____________________________________________________________________________________________________________

Um dia tudo isso irá acabar...

Arthur
Rei
Rei

Masculino
Número de Mensagens : 149
Profissão : Estudante
Mensagem Pessoal : Viva o/
Qual Maker você usa? : RPG Maker 2003
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação Reputação : 6

Ver perfil do usuário http://terramakersconsulta.forumeiros.com