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Tutorial: Como ser um Bom Maker?

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Mensagem por Korino Ter 23 Dez 2008, 16:22

Tutorial: Como ser um Bom Maker?
by Korino

Tutorial: Como ser um Bom Maker? FF7_by_nemurism

Bem pessoal, estou com uma febre aqui, mas estava inspirado a escrever isso, então espero que gostem. Tutorial: Como ser um Bom Maker? Icon_biggrin

Eu tenho capacidade de ser um Maker?
Difinitivamente a resposta para isso é... SIM! Todos podem ser
criadores de jogos, isso é uma questão de vontade, interesse e
compromisso. Nunca se coloque para baixo, lembre-se, que você um dia
pode ser tão fodão quanto os fodões. Mas isso depende de você se
empenhar, buscando o caminho do bom maker.

Tá, mas eu já sou um Maker! O que eu ganho lendo esse tutorial?
Esse tutorial serve independemente de seu nível maker, existem
veteranos que são maus makers e existem novatos que são ótimos makers.
Ser um bom maker é muito mais que experiencia, são atitudes.

O que é preciso para ser um bom Maker?

Ferramentas:
Pode parecer meio idiota, mas para ser um maker, você precisa de recursos que permitam você executar seu trabalho.

Conheça seu RPG Maker:
Antes de sair criando jogos, é interessante que você conheça o maker
que está usando, teste tudo que ele pode oferecer, tente descobrir o
que cada coisa faz.

Tudo bem em ter um RM favorito, mas conheça os outros:
Muita gente julga versões do RPG Maker sem nem se quer testar-los,
então mesmo que você ame o VX conheça o XP, o 2k/2k3. Perceba os pontos
fortes de cada programa para então decidir qual você realmente quer
usar.

Saiba um pouco de tudo:
Mesmo que você seja apenas o criador de mapas da equipe, ou qualquer
outro especialista, é importante você ter uma base de tudo no RPG
Maker, um bom maker é aquele que tem capacidade de criar um jogo com
suas próprias habilidades, mesmo que esse jogo seja simples. Não estou
dizendo para não ter uma especialização ou uma equpe, mas é importante
que você seja capaz de produzir um jogo.

Faça amigos:
Procure ter contatos ligados a criação de jogos, troque idéias com essas pessoas. Ambos irão aprender muito um com o outro.

Informe-se:
Muita gente baixa o RPG Maker, e desiste logo de cara ou vai direto em
um fórum perguntar “como eu mecho no RPG Maker”, essas pessoas as vezes
até levam bronca dos veteranos por fazer um pergunta dessas. Se você
quer aprender, é só correr um pouco atrás, veja os exemplos:
• Apertanto F1 no seu RPG Maker, irá abrir um guia dele, por mais chato que te pareça, leia ele.
• Tente por si mesmo, teste todas as funções tente criar seqüência entre elas, teste tudo e veja o que acontece.
• Hoje em dia, existem dezenas de ótimos tutoriais que explicam passo-a-passo como se usa as funções do seu maker.
• Estude outros jogo de RPG Maker, quando você baixa um jogo, na
maioria das vezes existe a possibilidade de abrir-lo como projeto. Abra
o jogo, veja como o criador fez todos os eventos, olhe o Date base, os
mapas. Tente entender oque foi feito.
• Em ultimo caso, peça ajuda a outros makers. Existe muita gente
disposta a ajudar, mas principalmente ajudar aqueles que se esforçam e
não conseguem.

Olho Crítico:
Se você é um criador de jogos, você deve ter um olho crítico sobre
jogos, observe os jogos de PC e vídeo-game, tente entender o que eles
fazem, onde acertam, onde erram. Observe outros jogos de RPG Maker e
também faça essa análise, então faça no seu próprio jogo. Não confunda,
ser critico não é bajular, é procurar achar coisas boas e ruins e saber
aplicar ou corrigir na melhor maneira.

Seja Humilde:
Mesmo que você seja um veterano conhecido, isso não é motivo para você
pisar nos novatos ou ignorar-los, lembre-se que você já foi um novato,
e que um dia os novatos poderão ser tão bons quanto você.

Não dispute, ajude:
Querer prejudicar outros makers a fim de querer ganhar mais
reconhecimento que eles é uma coisa muito ruim. A comunidade maker só
irá crescer a partir do momento que todos se ajudarem e todos se
reconhecerem.

Tenha paciência:
Ter paciência é fundamental, tanto na hora de criar seu jogo, na hora
de criar seu tutorial, na era de esperar algo. Tenha paciência com os
outros, tenha paciência com os novatos. Coisas feitas explosivamente
geram resultados negativos.

Ajude os outros:
Muitos makers, que possuem já um bom conhecimento, e às vezes teve
muita dificuldade de adquirir-lo, acham que os novatos não merecem
ajuda e devem se ralar também para conseguir melhorar. Isso é uma idéia
muito atrasada. Compartilhe seu conhecimento sem limites, o seu
conhecimento é um tesouro para todas as gerações makers.

Leve o RPG Maker a sério:
RPG Maker é diversão acima de tudo. Mas não é um brinquedinho idiota.
Mesmo aqueles jogos mal feitos com vocabulário chulo devem ser
valorizados, eu mesmo passei a gostar mais de rpg maker jogando um jogo
chamado “O Vagabundo”. Não importa se seu jogo é bom ou ruim, ele é um
jogo que você fez, não desvalorize isso.

A cópia é uma das melhores professoras:
Muita gente diz “Copiar? Que coisa horrível!”. Isso é uma idéia muito
fechada, copiar é uma ótima fonte de estudo, tente reproduzir,
sistemas, mapas, eventos de outros jogos que você achou interessante,
mas apenas como estudo. Se você fizer isso vai aumentando suas
habilidades e na hora de fazer um jogo pra valer, você usará o que
aprendeu como base, e irá desenvolver seus próprios métodos.

Não fuja desesperadamente dos clichês:
Entenda bem isso, os clichês são NECESSÁRIOS. Sim, não adianta me olhar
com uma faca na mão. Se você observar, tudo gira em torno de clichês.
90% de um jogo é composto de clichê e 10% de inovação. A questão é o
seguinte, o que tornará realmente seu jogo inovador é forma COMO você
utilizará esses clichês, sabendo organizar clichês você tornará seu
jogo único.

Não tema os plagiadores:
Muitos makers se isolam dos demais pelo medo do plagio. Agarrando-se a
seu projeto e escondendo-o de todos. Ainda por cima lançam o jogo
dotado de senhar, arquivos modificados, codificados. Conforme-se, o
plagio é algo inevitavel, se uma pessoa realmente quer plagiar algo ela
sempre terá um jeito de fazer isso pode acreditar. Então por se
preucupar em se proteger do plagio você pode acabar fechando sua
própria história. Faça o que tiver q ser feito sem temer o plágio e até
sinta-se feliz por isso, porque se alguem de plagio significa que ele
achou o que você fez muito bom e resolveu copiar.

Não se limite a um projeto:
O maior erro do amador é passar anos criando um jogo pensando “se eu
investir tudo nesse jogo, ele será o jogo mais foda de todos!”. Na
verdade depois que você criar todo esse fantástico de jogo que demorou
séculos para fazer, você vai olhar por inicio dele e irá dizer “isso ta
um lixo!”. Isso acontece porque evoluímos então mesmo que tenhamos boa
vontade de fazer um jogo, ele irá se diferencias na evolução, por isso
comece com projetos pequenos para aprender não apenas a fazer, mas
aprender sobre o que o publico achou, o que você pode melhorar. Boas
histórias devem ser produzidas rapidamente e então substituídas por
novas boas histórias, ou então deixadas para um pouco mais no futuro.

Faça bem feito:
Se você pode escolher em fazer matado e fazer bem feito, faça o melhor que puder, ajude os outros o melhor que puder.

Divirta-se:
De nada adianta fazer de tudo pelo RPG Maker, se o que você faz não te diverte.

Por ultimo, é preciso saber viver:
Nenhum tutorial vai te ensinar isso, viver é importante. Não abra mão
de sua vida para se dedicar a apenas o rpg maker ou qualquer outra
coisa. Dedique-se mas lembre-se, de fazer esportes, ter amigos, ver
filmes, estudar, ler livros, namorar, beijar, brincar, rir. Essas
coisas vão te inspirar na hora de fazer qualquer outra coisa, tenha
certeza.

Essas são minhas idéias sobre o que é ser um bom maker. Eu mecho com
rpg maker desde o 2000 do Dom Miguel, aprendi muita coisa por auto de
data, e hoje percebo esses detalhes. Espero que ajude vocês! E
lembrem-se de sempre ajudar os outros.

Hugs do Alex-Senpai!


História Kirby Anexa:


Quer ouvir uma piada?..........Não
...|...........................................|
(>O_O)>.........................<(¹_¹<)....

..................................hahaha! te cortei!
.............................................|
(>O_O)>.........................<(¹_¹<)....

...De fato!
.........|
(>O......._O)>.........................<(¹_¹’<)... .
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Tutorial: Como ser um Bom Maker? Empty Re: Tutorial: Como ser um Bom Maker?

Mensagem por Jorge Guerra Sex 20 Fev 2009, 12:01

Ótimo tuto Karino! Continue postando tutos assim ^^
+ 100 MC$ pro Karino!
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