Eventos
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Eventos
Tutorial - Eventos
Pessoal, bem-vindo ao meu tutorial. Hoje aprenderemos o básico das abas de eventos do RPG Maker, pra você que é iniciante ^^ Bom, vamos lá
1ª Aba
Bom, no seu mapa, aperte F7 pra ir pro modo de eventos. Lá, dê 2 cliques em qualquer quadrado. Na tela que surgir, dê 2 cliques na parte branca. Aparecerá a lista de evento e todas as abas. Vamos começar então.
Exibir Mensagem - Digite o texto que você deseja que apareça no jogo
Estilo de Mensagem - Escolha como sua mensagem aparecerá na tela
Gráficos de Rosto - Escolha o Faceset que precederá sua mensagem no jogo
Mostrar Escolhas - Mostrará opções de escolhas para o personagem. Digite o número respectivo de opções que você desejará.
Armazenar Número - Faz com que apareça uma mensagem onde você escolherá um número. Escolhe o número de digitos que você poderá escolher, e a váriavel que ele ficará guardado.
Mudar Switch - Nessa parte você fará operações com Switch. Escolha sua Switch e determine se ela ficará ON ou OFF. (Leia um tutorial mais específico sobre Switchs assim que puder, ela é uma das opçõees mais importantes do jogo).
Mudar Váriavel - Faça as operações com váriaveis. Selecione a váriavel, a função que ela fará, a operação que acontecerá com ela e etc. (Assim como Switchs, leia um tutorial mais específico sobre Váriaveis assim que puder).
Operações de Timer - Faça Operações com o Timer.
Mudar Quantia em Dinheiro - Aumente/Diminua o dinheiro do seu personagem em quantidade X.
Adicionar Itens - Adicione/Exclua determinado item em X vezes.
Mudar Grupo - Adicione/Exclua determinado membro do seu grupo de Heróis.
Mudar EXP - Some/Reduza X número de EXP de tal personagem, ou todos.
Mudar Nível - Some/Reduza X número de Níveis de tal personagem, ou todos.
Mudar Atributos - Some/Reduza X número de Atributos de tal personagem ou todos.
Mudar Técnica - Memorize/Esqueça X magia de tal personagem.
Mudar Equipamento - Troque/Tire X Itens/Equipamentos de tal personagem, ou todos.
Mudar HP - Restaure/Reduza X número de HP de tal personagem, ou todos.
Mudar MP - Restaure/Reduza X número de MP de tal personagem, ou todos.
Mudar Condição - Inflija/Retire X condição de tal personagem, ou todos.
Cura Total - Cure determinados personagens, ou todos, em todo o HP.
Receber Dano - Receba determinado dano, calculando a taxa de Ataque, Defesa, Esquiva, de tal inimigo, ou todos.
Mudar Nome de Herói - Mude o nome de um personagem.
Mudar Graduação do Herói - Mude a graduação de um personagem.
Mudar Charset de Herói - Mude o Charset de um personagem.
Mudar Faceset de Herói - Mude o Faceset de um personagem.
Gráfico de Veículo - Mude o Charset de um veículo.
Mudar Música de Fundo - Mude a música de fundo.
Mudar Efeito Sonoro - Mude um efeito sonoro.
Mudar Gráfico de System - Mude os gráficos de um system.
Estilos de Transição de Tela - Mude um Estilo de Transição de Tela.
2ª aba
Iniciar Combate - Chame uma luta para seu personagem instantaneamente. Configure os monstros, as Condições de Fuga e de Derrota, a posição de encontro e etc.
Chamar Loja - Chame uma Loja. Escolha os ítens que terão, as falas, e as opções de compra e venda.
Chamar Estalagem - Chame un INN. Coloque o preço e a frase por uma recuperação total de HP e SP.
Definir Nome de Herói - Escolha o herói e faça com que o jogador escolha seu nome. (Para que apareça nas mensagens o nome escolhido, digite \n** sendo "*" o número correspondente ao herói no Database).
Teletransportar - Teletransporta seu herói de um mapa para outro.
Memorizar Lugar - Guarda X e Y de um lugar em uma váriavel.
Ir a Lugar Memorizado - Vai ao lugar memorizado. Precisa que as váriaveis de ID, X e Y sejam as mesmas memorizadas.
Usar Veículo - Você usa um veículo.
Origem de Veículo - Selecione a posição do veículo, o tipo e o mapa.
Mudar Lugar de Evento - Mude um evento qualquer para outro lugar.
Mudar Lugar Entre Eventos - Troque dois eventos de lugar.
ID de Terreno - Mude uma ID de terreno de lugar.
ID de Evento - Mude uma ID de evento de lugar.
Apagar Tela - Mude a forma com a qual a tela sairá (Fade-Out).
Mostrar Tela - Mude a forma com a qual a tela surgirá (Fade-In).
Tonalidade de Tela - Um recurso útil e legal. Mude a cor da tela do jogo.
Efeito de Flash - Dê um flash de uma certa cor na sua tela
Efeito de Tremor - Configure um efeito de tremor de tela. Configure velocidade, magnitude e etc.
Mover Tela - Mova a tela (Scroll) em determinada posição, quantos tiles pra que posição, etc.
Efeitos Climáticos - Um recurso bem legal. Dê mais realismo ao seu jogo colocando o clima (Tempestade de Areia, chuva, neve, etc).
Mostrar Picture - Coloque uma imagem sem padrão no seu jogo. Selecione onde ela aparecerá, etc. Utilissimo para sistemas mais complexos, como menus oersonalizados, batalhas personalizadas e etc. Lembre-se, o número maior sempre se sobrepuja ao menor.
Mover Picture - Mova a picture desejada (indique-a pelo número) para tal lugar.
Deletar Picture - Retire a picture.
Mostrar Animação de Batalha - Selecione uma animação de batalha como efeito especial. Escolha em que evento ele aparecerá.
Transparencia de Herói - Selecione se o herói aparecerá transparente ou normal.
Flash em Personagem - Dê um Flash em tal evento.
Movimento de Personagem - Selecione um Personagem/Evento e edite uma rota que ele percorrerá, como andar para cima, para baixo, pular, aumentar velocidade, etc.
Mover Tudo - Move tudo.
Parar Tudo - Pára tudo.
Esperar - Introduza uma espera antes de qualquer movimentação/ação. Lembrando-se que se você quer ter 1 segundo, multiplique por 10. Um segundo é 10, 10 segundos é 100, 1 minuto é 600.
3ª Aba
Reproduzir Música - Escolha uma música para tocar de fundo.
Diminuir Volume - Diminua o volume da música de fundo, até o fade-out.
Memorizar Música - Memoriza a música atual.
Reproduzir Música Memorizada - Reproduz a música memorizada atual.
Reproduzir Efeito Sonoro - Personalize seu jogo com efeitos sonoros.
Reproduzir Vídeo - Coloque o tamanho, e o vídeo. Importante: a extensão do vídeo tem que ser .AVI
Definir Teclas Adicionais - Um comando bastante útil. Com esse comando você poderá usar, em conjunto com váriaveis e forks, um número maior de comandos de teclado, e etc.
Mudar Chipset - Mude o Chipset do mapa para outro à sua escolha.
Mudar Panorama - Mude o Panorama do mapa para outroa à sua escolha.
Taxa de Encontros - Mude a taxa de encontro de inimigos no mapa (por passos).
Mudar Tile - Mude o tile de um chip.
Lugar de Teletransporte - Adicione/Remova um teleporte.
Impedir Teleporte - Proiba/Permita teleportes no mapa.
Lugar de Escape - Adicione um lugar de escape.
Impedir Escape - Proíba/Permita escapes.
Chamar Menu de Saves - Permite você salvar na hora.
Impedir Saves - Proíba/Permita saves no mapa.
Chamar Menu Principal - Chama o menu principal.
Impedir Menu Principal - Proíba/Permita o menu principal.
Condições IF (Fork) - Um dos comandos mais usados. Com ele você define tudo. Se uma switch foi acionada, o que fazer se ela estiver off, se uma váriavel está em X número, se X herói está no grupo... leia um tutorial específico sobre IF o mais rápido que puder.
Definir Label - Escolha um número para a label.
Ir a Label Escolhido - Vá para o Label marcado pelo número. Com isso você volta comandos para recomeçá-los do ponto marcado pelo Label.
Ciclo - Inicia um ciclo.
Romper Ciclo - Termina o ciclo. Ciclos são espaços de comandos onde as coisas acontecem independente de outras ações.
Parar Eventos Paralelos - Pára Eventos Paralelos.
Reiniciar Timer - Reinicia o Timer.
Chamar Evento - Chame um "Evento Comum" do Database (F8). Bem útil para evitar lags e coisas do gênero.
Notas - Escreva notas (elas não aparecerão no jogo) para você não se perder, ou no caso de estar criando algo complicado e quiser esclarecer alguma coisa.
Game Over - Acontece o Game Over.
Retornar à tela de Título - O nome diz por si só.
Esse é um tutorial bem básico, mas que te dará um bom conceito. Leia tutoriais mais específicos, principalmente sobre Forks, Switchs e Váriaveis. Elas são as coisas mais importantes para um jogo. Até a próxima então o/
Pessoal, bem-vindo ao meu tutorial. Hoje aprenderemos o básico das abas de eventos do RPG Maker, pra você que é iniciante ^^ Bom, vamos lá
1ª Aba
Bom, no seu mapa, aperte F7 pra ir pro modo de eventos. Lá, dê 2 cliques em qualquer quadrado. Na tela que surgir, dê 2 cliques na parte branca. Aparecerá a lista de evento e todas as abas. Vamos começar então.
Exibir Mensagem - Digite o texto que você deseja que apareça no jogo
Estilo de Mensagem - Escolha como sua mensagem aparecerá na tela
Gráficos de Rosto - Escolha o Faceset que precederá sua mensagem no jogo
Mostrar Escolhas - Mostrará opções de escolhas para o personagem. Digite o número respectivo de opções que você desejará.
Armazenar Número - Faz com que apareça uma mensagem onde você escolherá um número. Escolhe o número de digitos que você poderá escolher, e a váriavel que ele ficará guardado.
Mudar Switch - Nessa parte você fará operações com Switch. Escolha sua Switch e determine se ela ficará ON ou OFF. (Leia um tutorial mais específico sobre Switchs assim que puder, ela é uma das opçõees mais importantes do jogo).
Mudar Váriavel - Faça as operações com váriaveis. Selecione a váriavel, a função que ela fará, a operação que acontecerá com ela e etc. (Assim como Switchs, leia um tutorial mais específico sobre Váriaveis assim que puder).
Operações de Timer - Faça Operações com o Timer.
Mudar Quantia em Dinheiro - Aumente/Diminua o dinheiro do seu personagem em quantidade X.
Adicionar Itens - Adicione/Exclua determinado item em X vezes.
Mudar Grupo - Adicione/Exclua determinado membro do seu grupo de Heróis.
Mudar EXP - Some/Reduza X número de EXP de tal personagem, ou todos.
Mudar Nível - Some/Reduza X número de Níveis de tal personagem, ou todos.
Mudar Atributos - Some/Reduza X número de Atributos de tal personagem ou todos.
Mudar Técnica - Memorize/Esqueça X magia de tal personagem.
Mudar Equipamento - Troque/Tire X Itens/Equipamentos de tal personagem, ou todos.
Mudar HP - Restaure/Reduza X número de HP de tal personagem, ou todos.
Mudar MP - Restaure/Reduza X número de MP de tal personagem, ou todos.
Mudar Condição - Inflija/Retire X condição de tal personagem, ou todos.
Cura Total - Cure determinados personagens, ou todos, em todo o HP.
Receber Dano - Receba determinado dano, calculando a taxa de Ataque, Defesa, Esquiva, de tal inimigo, ou todos.
Mudar Nome de Herói - Mude o nome de um personagem.
Mudar Graduação do Herói - Mude a graduação de um personagem.
Mudar Charset de Herói - Mude o Charset de um personagem.
Mudar Faceset de Herói - Mude o Faceset de um personagem.
Gráfico de Veículo - Mude o Charset de um veículo.
Mudar Música de Fundo - Mude a música de fundo.
Mudar Efeito Sonoro - Mude um efeito sonoro.
Mudar Gráfico de System - Mude os gráficos de um system.
Estilos de Transição de Tela - Mude um Estilo de Transição de Tela.
2ª aba
Iniciar Combate - Chame uma luta para seu personagem instantaneamente. Configure os monstros, as Condições de Fuga e de Derrota, a posição de encontro e etc.
Chamar Loja - Chame uma Loja. Escolha os ítens que terão, as falas, e as opções de compra e venda.
Chamar Estalagem - Chame un INN. Coloque o preço e a frase por uma recuperação total de HP e SP.
Definir Nome de Herói - Escolha o herói e faça com que o jogador escolha seu nome. (Para que apareça nas mensagens o nome escolhido, digite \n** sendo "*" o número correspondente ao herói no Database).
Teletransportar - Teletransporta seu herói de um mapa para outro.
Memorizar Lugar - Guarda X e Y de um lugar em uma váriavel.
Ir a Lugar Memorizado - Vai ao lugar memorizado. Precisa que as váriaveis de ID, X e Y sejam as mesmas memorizadas.
Usar Veículo - Você usa um veículo.
Origem de Veículo - Selecione a posição do veículo, o tipo e o mapa.
Mudar Lugar de Evento - Mude um evento qualquer para outro lugar.
Mudar Lugar Entre Eventos - Troque dois eventos de lugar.
ID de Terreno - Mude uma ID de terreno de lugar.
ID de Evento - Mude uma ID de evento de lugar.
Apagar Tela - Mude a forma com a qual a tela sairá (Fade-Out).
Mostrar Tela - Mude a forma com a qual a tela surgirá (Fade-In).
Tonalidade de Tela - Um recurso útil e legal. Mude a cor da tela do jogo.
Efeito de Flash - Dê um flash de uma certa cor na sua tela
Efeito de Tremor - Configure um efeito de tremor de tela. Configure velocidade, magnitude e etc.
Mover Tela - Mova a tela (Scroll) em determinada posição, quantos tiles pra que posição, etc.
Efeitos Climáticos - Um recurso bem legal. Dê mais realismo ao seu jogo colocando o clima (Tempestade de Areia, chuva, neve, etc).
Mostrar Picture - Coloque uma imagem sem padrão no seu jogo. Selecione onde ela aparecerá, etc. Utilissimo para sistemas mais complexos, como menus oersonalizados, batalhas personalizadas e etc. Lembre-se, o número maior sempre se sobrepuja ao menor.
Mover Picture - Mova a picture desejada (indique-a pelo número) para tal lugar.
Deletar Picture - Retire a picture.
Mostrar Animação de Batalha - Selecione uma animação de batalha como efeito especial. Escolha em que evento ele aparecerá.
Transparencia de Herói - Selecione se o herói aparecerá transparente ou normal.
Flash em Personagem - Dê um Flash em tal evento.
Movimento de Personagem - Selecione um Personagem/Evento e edite uma rota que ele percorrerá, como andar para cima, para baixo, pular, aumentar velocidade, etc.
Mover Tudo - Move tudo.
Parar Tudo - Pára tudo.
Esperar - Introduza uma espera antes de qualquer movimentação/ação. Lembrando-se que se você quer ter 1 segundo, multiplique por 10. Um segundo é 10, 10 segundos é 100, 1 minuto é 600.
3ª Aba
Reproduzir Música - Escolha uma música para tocar de fundo.
Diminuir Volume - Diminua o volume da música de fundo, até o fade-out.
Memorizar Música - Memoriza a música atual.
Reproduzir Música Memorizada - Reproduz a música memorizada atual.
Reproduzir Efeito Sonoro - Personalize seu jogo com efeitos sonoros.
Reproduzir Vídeo - Coloque o tamanho, e o vídeo. Importante: a extensão do vídeo tem que ser .AVI
Definir Teclas Adicionais - Um comando bastante útil. Com esse comando você poderá usar, em conjunto com váriaveis e forks, um número maior de comandos de teclado, e etc.
Mudar Chipset - Mude o Chipset do mapa para outro à sua escolha.
Mudar Panorama - Mude o Panorama do mapa para outroa à sua escolha.
Taxa de Encontros - Mude a taxa de encontro de inimigos no mapa (por passos).
Mudar Tile - Mude o tile de um chip.
Lugar de Teletransporte - Adicione/Remova um teleporte.
Impedir Teleporte - Proiba/Permita teleportes no mapa.
Lugar de Escape - Adicione um lugar de escape.
Impedir Escape - Proíba/Permita escapes.
Chamar Menu de Saves - Permite você salvar na hora.
Impedir Saves - Proíba/Permita saves no mapa.
Chamar Menu Principal - Chama o menu principal.
Impedir Menu Principal - Proíba/Permita o menu principal.
Condições IF (Fork) - Um dos comandos mais usados. Com ele você define tudo. Se uma switch foi acionada, o que fazer se ela estiver off, se uma váriavel está em X número, se X herói está no grupo... leia um tutorial específico sobre IF o mais rápido que puder.
Definir Label - Escolha um número para a label.
Ir a Label Escolhido - Vá para o Label marcado pelo número. Com isso você volta comandos para recomeçá-los do ponto marcado pelo Label.
Ciclo - Inicia um ciclo.
Romper Ciclo - Termina o ciclo. Ciclos são espaços de comandos onde as coisas acontecem independente de outras ações.
Parar Eventos Paralelos - Pára Eventos Paralelos.
Reiniciar Timer - Reinicia o Timer.
Chamar Evento - Chame um "Evento Comum" do Database (F8). Bem útil para evitar lags e coisas do gênero.
Notas - Escreva notas (elas não aparecerão no jogo) para você não se perder, ou no caso de estar criando algo complicado e quiser esclarecer alguma coisa.
Game Over - Acontece o Game Over.
Retornar à tela de Título - O nome diz por si só.
Esse é um tutorial bem básico, mas que te dará um bom conceito. Leia tutoriais mais específicos, principalmente sobre Forks, Switchs e Váriaveis. Elas são as coisas mais importantes para um jogo. Até a próxima então o/
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