[Tutorial] [Dúvidas Iniciantes] I: Criando uma cena automática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] [Dúvidas Iniciantes] I: Criando uma cena automática

Mensagem por Korino em Ter 23 Dez 2008, 16:16

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, mas já quero disponibilizar um pequeno e simples tutorial feito por mim. Esse tutorial
Irá ensinar como fazer um evento qualquer mexer automaticamente.
Estarei eu de agora em diante, fazendo uma série de tutoriais para
iniciantes ^^. Vamos começar...

Primeiramente, tenhamos a idéia de como será a cena. No meu caso, vou
fazer uma em que o personagem principal vai até a moça e ela o dará uma
poção. Siga os Passos!

1- Clique com o botão direito sobre o evento que você deseja, e vá em Editar Evento.

2- Feito isso, dê dois cliques sobre a primeira parte branca do lado direito. Aparecerá
Essa janela:

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (735x695)

3- Após ter aparecido essa janela, verifique se a aba Iniciar Quando está marcada como início automático.
Feito isso, vá na Aba 2, e clique em Mover Evento.

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (736x694)

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (733x693)

4- Ao clicar em Mover Evento, aparecerá essa janela, mostrada logo abaixo na screen. Como eu quero
Mover o Personagem e não o evento, eu devo colocar como personagem na parte superior esquerda.

5- Pronto. Aqui é onde começa os movimentos de seu personagem. Dependendo do que você quer que
Ele faça, cada botão tem um comando diferente, de fácil compreensão. No meu caso eu colocarei:
Mover á Direita > Mover á Direita > Mover á Direita > Mover á Direita > Olhar Acima.
Feito isso, pressione Ok.

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (814x695)

6- Verás que seu evento estará mais ou menos assim:

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (735x695)

7- Clique na parte branca e vá em Opções de Switch, e aperte Ok. Observe que ficou mais ou menos assim:

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (761x693)

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (725x686)

8- Agora hora de adicionar as falas. Isso dependerá muito da história que você estará criando.
Nesse exemplo, estarei colocando da seguinte forma:

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (735x696)

9- Após colocar as mensagens, (não esqueça de adicionar o item pedido, no meu caso foi a poção)
dê dois cliques na parte branca e vá em Controle de Switch Local, e aperte Ok. Ficará assim:

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (732x695)

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (731x769)

10- Feito isso, observe que na parte de cima da página, tem um botão com o nome Nova Página,
Clique, e verás que uma segunda aba foi aberta.

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (728x694)

11- Com a segunda aba aberta, coloque o mesmo gráfico da primeira aba (No meu caso foi a senhora), e marque a opção Switch Local. Ficará mais ou menos dessa maneira:

Esta imagem foi redimensionada. Clique aqui para vê-la em seu tamanho original. (732x696)

12- Após completo a etapa anterior, aperte Ok e PRONTO! seu evento estará completo! ;)

Aqui termina esse pequeno e simples tutorial. ^^
Apesar de não ser lá essas coisas, deu um trabalho danado! :)

Espero que sirva para muitos daqui do fórum!
Qualquer dúvida, só postar aqui mesmo nesse tópico, e eu tentarei resolvê-las!

Abraço e Boa Sorte!
Korino
Forasteiro
Forasteiro

Masculino
Número de Mensagens : 26
Qual Maker você usa? : RPG Maker XP
Reputação Reputação : 4

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: