[Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda

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Mensagem por Korino em Ter 23 Dez 2008, 16:14

Bom, depois de algum tempo de estudo e de reparos, eu terminei um
tutorial de como criar um jogo no rpg maker VX no estilo zelda. [Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda Icon_surprised

Como eu criei pensando em que você faça seu próprio sistema de jogo, eu dividi esse tuto em 3 partes:

antes de tudo, aconselho a vocês a baixarem todos os arquivos anexos para melhor suporte!

1º - Sistema de batalha:

Para criar o sistema de batalha, você precisa criá-los nos eventos comuns;
* crie um evento comum com nome "Dano monstro"(ou o nome que desejar.) dentro dele coloque;

- Mostrar animação; este evento; (ataque de espada)
- Mover;este evento[ignorar se impossivel],[aguardar ate o fim]
voltar um passo 2X

se ficar certinho, ele deve ficar igual à imagem "dano monstro.bmp" que eu anexei!

* crie outro evento comum com nome "dano personagem" e dentro coloque;

- mostrar animação; personagem, morte instantânea.
- mover evento; personagem [ignorar se impossivel, aguardar ate o fim]
movimento aleatório 2X
gráficos: zelda2, 0
animação parado = OFF

Veja "dano personage.bmp"

Pronto! esse é o sistema de batalha do jogo. Mas isso não se refere ao
sistema de HP ou de variaveis. isso apenas corrige erros e faz as
animações!

2º - Monstros

Aqui sim, nós vamos fazer os sistemas de HP do monstro, e o sistema de danos do personagem:

Crie um evento para o monstro, o iniciar quando dele deve ser ao tocar evento,e coloque:

*Opção de variavel: "vida = +1"
*evento comum: "dano personagem"


Crie uma nova página, ela so pode ser ativada se a swich monster estiver ligada. e coloque:

*condições: este evento; abaixo
*condições: personagem; acima
*opções de variavel; monstro1 = +1
*condição: variavel; monstro >= 3
*reproduzir SE: monster2
*opção de variavel; monstro1 = 0
* apagar evento temporário.
: FIM
*evento comum "dano monstro"
:else
*variavel; "vida" = +1
*evento comum "dano personagem"

Faça esse mesmo processo com as condições de "esquerda; direita", "direita, esquerda", "cima, baixo."

Veja "monstro.Bmp"

Pronto. criamos nosso monstro. agora precisamos fazer as condições em que os monstros levam dano, e quando batem em você:

3º - Finalizando e mapeando:

Nesta seção, você vai definir os mapas em que o jogador vai poder lutar e quais ele não poderá;

crie um evento qualquer no mapa, e coloque o nome como sistema de ataque; o iniciar quando dele deve ser processo paralelo;

*Condição: preciona tecla C;
*opção de switch: "monster" = on
*mover evento; personagem; [ignorar se impossiver, aguardar ate o fim]
direção fixa = ON
condição: personagem: abaixo;
:gráfico: $link; 0
:animação parado = ON
:SE = bow1
:olhar abaixo 4X
:grafico = zelda2; 0
:animação parado = OFF
:END

faça esse mesmo processo com todas as direções, substituindo o "abaixo" e o "olhar abaixo", pelas respectivas direções.

agora crie outro evento em qualquer canto do mapa, e coloque inicio automático, mas so inicia se variavel vida >= 5;

game over.

Pronto!

agora so é fazer os testes e ver se seus eventos confirmam com as fotos anexadas. [Tutorial] Faça seu jogo no estilo Zelda Icon_biggrin

"Não entendi nada!"

voce pode dar uma olhada no exemplo que tambem anexei.

Também se lembrem de que eu coloquei um charset de zelda que eu achei
na net, e que por sinal é muito grotesco!... Cabe a você achar bons
charset e fazer suas próprias animações.

Qualquer duvida, podem postar aqui que nós iremos resolver!


Até a próxima pessoal!
Estilo Zelda.rar Download =D
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Mensagem por xebrel em Sex 06 Jan 2012, 19:46

O download nao ta funcionando!!

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Mensagem por Monistra em Sex 10 Out 2014, 15:27

surprise download n ta pegando aff

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