Aula Extra 2 - Mapear Florestas - Passo-a-Passo RMXP

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Aula Extra 2 - Mapear Florestas - Passo-a-Passo RMXP

Mensagem por Korino em Qui 18 Dez 2008, 15:13

Olá amigos mappers, eu sou JuniorMaker, e aqui começa nossa segunda aula extra.

Como
todos sabem nessas aulas, eu abordo um mapa especifico, e explico uma
maneira mais fácil e rápida do mesmo ser feito, claro, é sempre bom
lembrar que existem diversas outras maneiras de desenvolver o mesmo
mapa, mas aqui, mostrarei como eu faço, e creio que é uma maneira
fácil, e ainda fica em um nível aceitável,que provavelmente seria
aceita em muitos projetos por ai.

Na outra aula, ensinei
passo-a-passo, como se faz uma caverna e uma praia, nessa aula
ensinarei de maneira rápida e pratica, como fazer uma floresta.

Antes
de ver-mos como se faz essa floresta, gostaria que aqueles que não
leram as minhas aulas anteriores, lessem, pois cada aula aborda um tema
diferente e assim estariam melhorando em diversos aspectos.

Atenção!
Este tipo de mapa, requer mais atenção que os anteriores, o uso dos
layers será fundamental aqui, vai ter momentos que teremos que usar o
layer de eventos, para funcionar como um 4º layer de tiles, ou seja,
muitos detalhes minúsculos envolvem a construção de uma floresta,
atenção dobrada será necessária.

1º Passo

- Crie
um mapa, do tamanho que desejar, talvez, você queria fazer vários
pequenos mapas para compor sua floresta, mas eu costumo criar mapas
grande, e deixar os pequenos só para alguma ocasião especial(Ex: para
achar um item, ou enfrentar um chefão), mas no exemplo que irei mostrar
criei um mapa 50x46, se quiserem fazer uma de treino com o tamanho
similar, é altamente recomendável, depois que pegarem as “manhas”,
poderão fazer do tamanho que desejarem.


2º Passo

-
Agora sem preocupação nenhuma, saia distribuindo o autotile de areia
pelo mapa, mas focando o seguinte, toda a área verde, será coberta por
arvores, e a areia será onde o personagem ira se mover,claro, poderá
andar também pela área de arvores se você quiser, só tomem cuidado para
“sem querer” formarem quadrados e retângulos, sempre lembre, natureza
não é simétrica, se for pensar bem, ate essas caminhos de areia não
deveriam existir, mas se você os fizer de forma “irregular”, e não todo
certinho, vai ficar bom, em games com um ótimo nível de mapeamento,
vocês verão trilhas como essa ai, portanto, fiquem despreocupados,
estão no caminho certo.

-E aproveitei também, para incluir um
pequeno rio, na estrutura da floresta, não é necessário em todos os
mapas de florestas existirem rios, façam conforme a necessidade.


3º Passo

-Comece a preencher a floresta, pelos contornos

-Neste momento, já fique atento, para não formar “linhas” de arvores na diagonal, isso poderá acontecer caso esteja desatento


4º Passo

-Aqui eu apenas continuei o contorno doutro lado

-Importante
também é saber sobrepor os layer, para não ficar a impressão que você
apenas saiu distribuído arvores pelos lugares vagos, principalmente
quando se trata de uma floresta como essa, onde em certos lugares nem
uma bicicleta conseguirá circular.


- Vou mostrar alguns exemplos de como sobrepor os layers:



5º Passo

-Preencher os vazios dos contornos é o objetivo aqui

-O
recomendado também é já nesta etapa, variar usando aqueles
"montinhos"(ou arbustos não sei ao certo o nome) maiores e os menores,
e com bastante atenção, para que em alguns lugares possa colocá-lo por
baixo de alguma sombra, dando assim ainda mais realidade ao cenário.


6º Passo

-Continuar o que estava sendo feito anteriormente é o objetivo desse passo também.

- Veja no final do sexto passo todo o contorno da floresta já está quase pronto.


7º Passo

-Pronto, todo o contorno da floresta esta pronto.

-
Só quero deixar claro, que nem comecei a detalhar e o uso do layer de
eventos já foi necessário para sobrepor e dar mais impressão de
realidade.


8º Passo

-Depois de todo o contorno feito, preencha as áreas verdes ( lembra que no começo da aula eu falei que elas seriam preenchidas?

-Agora
veja também que, os caminhos na floresta começaram a se formar, ou
seja, a construção dessas “ estradas” no segundo passo, foi crucial,
para que sua floresta não ficasse quadrada no resultado final.


9º Passo

-Pronto, a base da floresta está terminada.

-Mas
veja que mais eventos apareceram, isso aconteceu, porque antes de
começar a detalhar, eu preenchi ainda mais os espaços vagos colocando e
foi necessário o uso do layer de eventos para servir de camada de
mapeamento.


10º Passo

-Agora o objetivo dessa etapa é detalhar a floresta;

-Use os auto tiles para variar a areia que esta no caminho;

-Use
o auto tile verde-escuro por baixo das arvores usando o layer 1 , dando
uma impressão de área mais fértil, mas lembre-se, não use por baixo de
TODAS, tente variar;

-Use a grama, ao invés de fazer grandes áreas de gramas, faça pequenas áreas, uma perto da outra
e
sempre consertando as quinas, e no meio de uma lista de grama e outra
use o auto tile verde, o resultado será ótimo, pois o chão de sua
florestas ficara muito variado, faça algo assim:

-
As flores e plantas, também podem ser usadas, para variar ainda mais
sua floresta, dependendo da impressão que você queira passar, use e
abuse das flores e plantas.

- E depois de tudo isso, você ainda
terá muitos outros recursos para usar, como os troncos de arvores, os
morrinhos, depois de colocar um pouco de tudo isso sua floresta ficará
mais ou menos assim:


Bom
pessoal, essa foi uma estratégia para fazer uma floresta “bacana” de
uma maneira fácil e rápida, mas quero deixar claro aqui que nem todas
as florestas TERÃO de ser assim, tipo, você pode variar, pode por menos
areia nos caminhos, talvez ate nenhuma, isso vai depender de você, e de
como esta variando as florestas do seu jogo.

Novamente aqueles
que quiserem postar SS de mapas para que eu avalie e possa assim
ajudá-los nos pontos que precisarem, podem postar, assim que possível
estarei avaliando os mesmos.

Então amigos mappers, aqui termina
nossa segunda aula passo-a-passo, na próxima aula explicarei como fazer
um pequeno vilarejo em um grande passo-a-passo.

Bom, por hoje é só, espero que tenha conseguido ajudar vocês a melhorarem vossos níveis de mapeamento.

Obrigado...att.

Júnior
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