Aula de Mapeamento Creditos :Roberto Dark

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Aula de Mapeamento Creditos :Roberto Dark

Mensagem por Korino em Qua 17 Dez 2008, 19:09

Os Segredos do Mapeamento - 1° Parte ::..

Autor: Flávio Henrique
Programa: RPG Maker XP
Comentário:
Sabemos que os mapas são partes essenciais no desenvolvimento do nosso
jogo, afinal de contas, são por eles que os personagens atuam, assim
criando uma história. Neste tutorial buscarei explicar os segredos de
como construir bons mapas, será o mais detalhado possível, então
prestem atenção e aproveitem.

Introdução: Antes de começar,
devemos lembrar do pobre coitado do Arshes que agora está num imenso
mapa vazio e totalmente sem amigos, sinto pena deste personagem que tem
a vida tão sofrida, deixa ser controlado por todos e é mais usado que
um par de meias. Isso é realmente triste, mas de hoje em diante ele
terá motivos para ficar feliz e poder levar a mocinha pra um lugar
decente.

Começando do Zero: Sei que vocês estão ansiosos para
construírem os mapas, mas temos que lembrar das regrinhas básicas para
que você não cometa erros na hora de criá-los, vou dar alguns exemplos
e acho que até entenderão melhor, vamos lá:

Regras Básicas:
Regra é o tipo de palavra que dá um sentido de Oh! Meu Deus! Tenho que
fazer isto de todo o jeito! Então acho melhor que aceitem como dicas,
pois dá um sentido de Nossa! Aqui tem alguns conselhos legais! e não
fico parecendo um monstro, vocês sabem que não sou assim (se não
concordarem vou comer o fígado de cada um).

: Mapas Vazios: Você
já se imaginou num local onde não existe nem árvores, nem casas, nem
animais, nem flores, nem pessoas e nem [insira um palavrão aqui]
nenhuma? Se conseguiu imaginar, você se sentiria bem num lugar cheio de
um monte de nada? Claro que não! Se nem você aguenta , então por que o
Arshes tem que gostar disso? Olha só ele:





:
Mapas Extensos: Pense na possibilidade em que você teria que andar com
seus lindos tênis 100km até a casa da sua Tia, você iria sorridente que
nem a Chapeuzinho Vermelho? Acho que não teria muita paciência, certo?
Então, você acha que o Arshes gosta de ter que gastar as botas dele pra
ter que pegar um Potion ou uma Espada de Madeira? Não! E sem contar que
não é nada atraente. Olha a disposição dele:





:
Mapas Geométricos: Para aqueles que já tiveram ou estão tendo aula de
Geometria sabem o quanto é chato, então não há motivos para criar um
mapa todo quadradão, afinal de contas, você não gosta de coisas
relacionadas a Geometria lembra? Claro que, se você gosta desta
matéria, bem, não faço a mínima idéia sobre o que dizer agora, mas sei
que o Arshes é muito novinho pra aprender isso, ele só precisa saber a
matemática básica, tipo somar Potions. Olha a dificuldade:





:
Mapas Sem Sentido: Você já viu uma casa que tivesse uma árvore voando
sobre ela? Melhor, você já entrou numa casa que fosse bem pequena por
fora e no lado de dentro do tamanho de uma cidade? Pois é! Parece que
não faz muito sentido mesmo, mas o Arshes já viu casos sobrenaturais
como este em alguns jogos que ele participou. Já ficou até louco por
causa disso:





:
Mapas Tortos: Imagine-se indo sorridente pra casa da sua Tia (sim, de
novo), chegando lá, nota que em frente a porta da casa dela tem um rio
imenso e na única janela existente tem uma árvore em frente também,
então o que você faz? Se pensou na possibilidade de comprar um barco,
se aproximar da porta e depois explodir, bem, está certo, mas é muito
coplicado, pois o Arshes é preguiçoso e sempre tem pouco dinheiro. Se
tudo fosse perfeito, isto não aconteceria:





Sabendo
disso você deve ter uma idéia sobre o que não fazer na hora de
construir seus mapas, se não entendeu, então devo explicar, pois sou
uma pessoa de alma bem generosa, sou quase um Anjo que desceu do céu
(eita! caiu um raio aqui do lado). Vamos lá:

Quando falei sobre
os cinco estilos de mapas que existem, estava tentando mostrar sobre o
que vocês devem ter noção na hora de construí-lo, observem:

Mapas Vazios = Noção de Ocupação
Mapa Extensos = Noção de Dimensão
Mapas Geométricos = Noção de Construção do Terreno
Mapas Sem Sentido = Noção de Lógica
Mapas Tortos = Noção de Alinhamento dos Recursos

Ficaram bestas não é mesmo? Eu sei que ficaram podem dizer (metido desgraçado e filho da mãe).

Explicando as Noções: Acho que muita gente deve ter se enrolado nisso, mas irei esclarecer detalhadamente.

: Noção de Ocupação: Você sabe quando um mapa está vazio ou não, não há segredos.
: Noção de Dimensão: Você sabe quando um mapa é grande demais e sabe também que o jogador nem sempre é paciente.
: Noção de Construção do Terreno: Você sabe quando um mapa está geométrico, pois sempre calcula na hora de fazê-lo.
: Noção de Lógica: Você sabe o que real ou irreal, o que aceitável ou não para o jogador.
:
Noção de Alinhamento dos Recursos: Você sabe distribuir os recursos de
maneira organizada, pois a Noção de Estética sempre o ajuda.

Se você não possui ao menos um desses tipos de Noção, então você é um cara totalmente Sem Noção (incrível).

Encerrando
a 1° Parte: Devido ao fato de o tutorial ser enorme, dividirei em duas
partes para facilitar um pouco a vida de vocês, sem contar que o tópico
não aguenta tanta informação. Na próxima parte explicarei a como fazer
o mapa, mas na prática, então preparem os seus corações, pulmões,
lembre-se do fígado também e das outras partes importantes que o
negócio vai pegar.

CREDITOS : ROBERTO DARK ;)
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