Set Screen Tone

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Set Screen Tone

Mensagem por Arthur em Sex 28 Nov 2008, 18:32

Set Screen Tone

Este comando não é nada de muito complexo, qualquer um pode aprender a utilizá-lo apenas tentando, mas vale a pena falar sobre ele por ser um comando de grande importância.

O Set Screen Tone costuma ser muito utilizado apenas para diferenciar o dia da noite ou fazer com que a tela fique preta, para fazer algum objeto da cena desaparecer, mas aqui mostrarei que ele serve para muito mais que isso.

Com certeza alguns de vocês já devem ter percebido em filmes, a predominância de certas cores em certas cenas. Vejam em Matrix, por exemplo, as cenas no “mundo real” eram todas azuladas, dando uma certa impressão de frio e marcando bem isso na memória de quem assiste ao filme.

Mas isso não aconteceu apenas em Matrix. Se vocês perceberem, todo filme que fez sucesso usa um tom de tela diferente para marcar cenas diferentes, como em Star Wars, nas cenas onde aparecem as naves do Império, tudo costuma ser preto e branco, que deixa a cena com um visual mais “dark”. Isso também acontece nas cenas de deserto, onde o tom de tela é um pouco mais claro e mais amarelado, o que dá a sensação de algo realmente quente.

Agora muitos já devem ter percebido a utilidade que este tal de Set Screen Tone, que antes era apenas uma opção a mais que não fazia diferença, pode ter. Mas, para os que ainda não ligaram uma coisa à outra, vou explicar direito.

O que muitos não esperam é que uma coisa tão simples como um Set Screen Tone faça tanta diferença em um jogo no RPG Maker, mas, podem ter certeza de que se ele for bem utilizado pode destacar um jogo bom de um jogo ruim. Em cenas onde aparecem florestas, mais especificamente dentro das florestas, é sempre bom mudar o tom da tela para um pouco mais verde e talvez escurecer um pouco a tela, do mesmo jeito que é bom deixar as coisas mais azuladas em cenas onde tem gelo. Isso fica a critério de cada um, mas é sempre bom ter uma noção do que se está fazendo, por exemplo, nunca deve-se colocar um tom verde numa caverna dentro de um vulcão, a não ser que a história exija isso e que haja uma ótima explicação para o tom verde.

Lembre-se de nunca exagerar nas cores, não é por que a cena é numa floresta que tudo tem que ficar extremamente verde, o Screen Tone deve ser alterado cuidadosamente.

Basicamente, o set screen tone é um dos principais responsáveis pela iluminação do jogo.

Então o alex acorda, abre a porta e diz: que linda manhã!"... mas... o que que tem de linda se o jogador for lá e ver apenas a mesma coisa de sempre? Use Set Screen Tone meu filho! Deixe a tela amarelada ou alaranjada e veja a cena novamente. Viu a diferença?

E quanto a chuva? É, aquela chuva tosquinha do rpgmaker... coloque um Set Screen Tone acinzentado, ou azulado, ou as duas coisas e veja a diferença. Se você complementar com uma névoa feita com show pictures então...

Eu poderia dar uma lista de cores e em que tipo de ambientes elas ficam boas... mas você vai se divertir tanto quanto eu verificando as possibilidades por conta própria. Vou dar apenas alguns exemplos:


chuva sem set screen tone


chuva com set screen tone


noite com set screen tone


manhã de sol com set screen tone


flashback?


seção melancolia

_____________________________________________________________________________________________________________



Um dia tudo isso irá acabar...

Arthur
Rei
Rei

Masculino
Número de Mensagens : 149
Idade : 19
Localização : Na minha casa?
Profissão : Estudante
Mensagem Pessoal : Viva o/
Qual Maker você usa? : RPG Maker 2003
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação Reputação : 6

Ver perfil do usuário http://terramakersconsulta.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum