Fork Conditions

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Fork Conditions

Mensagem por Arthur em Sex 28 Nov 2008, 18:27

Fork Conditions


Este é um tutorial feito por Jabas que irá lhe ensinar como trabalhar com Fork Conditions (ou Condições IF se seu RPG Maker for em português).

Introdução:
Muitos do Makers nos dias de hoje tem grandes problemas quando o assunto é Fork Conditions, não sabem trabalhar com ele. Se você é um desses, não se preocupe! Até mesmo os Makers mais experientes não sabem usar essa ferramenta em 100%. Isso se dá ao fato das "FC" não fazerem uma "coisa em si", como as demais opções dos Event Commands (ou comando de eventos) e sim poderem fazer MILHARES de possibilidades com o seu evento e sua programação.

Traduzindo "FC", basicamente podemos dizer que é: "Caso isso aconteça, isso irá acontecer."
*IMPORTANTE: Lembre-se bem dessa frase durante a explicação desse tutorial, pois a usaremos como base para fazer o exemplo que se seguirá abaixo!

Mãos a obra:
Certo, você já deve estar ansioso para aprender a fazer suas próprias Forks, mas antes é importante ressaltar que para este tutorial eu usarei a verão em Inglês do RPG Maker 2000. Caso o seu maker não seja esse, não se preocupe, pois não haverá muitas diferenças.

Caso tenha prestado bastante atenção no que escrevi até agora, você irá perceber que não há como eu ensinar Forks "no preto e no branco", poderei apenas mostrar exemplos para que então você possa aprender a fazer suas próprias "FC".

Antes de mais nada, irei explicar cada função da Fork Conditions: Aperte "F7" do seu teclado para abrir o Modo de Edição de Eventos, em seguida pressione duas vezes o botão esquerdo do mouse (onde você quiser que o evento fique) para abrir o Event Editor (editor de vento). Em Event Commands (aquela caixa grande e branca), novamente clique duas vezes, e vá até a terceira aba de eventos. A opção Fork Condtidions estará na segunda coluna e será o quinto item de cima para baixo.

Se você conseguiu fazer todos os procedimentos acima, você chegará à seguinte imagem:



Aqui será onde iremos trabalhar em nosso tutorial, mas como disse antes, irei explicar cada opção da "Fork". Em sua primeira aba, temos as seguintes funções:

>>Switch: Serve para que a Fork funcione apenas se um determinado Switch (que será escolhido por você) estiver ligado (ON) ou desligado (OFF).

>>Variable: Com as variáveis é um pouco mais difícil de explicar já que ela pode usá-la de duas formas diferentes. 1°: Caso a variável (que será escolhida por você) seja igual (same), igual ou acima (above), igual ou abaixo (below), maior que (bigger), menor que (smaller) ou diferente (others)de um determinado número (que você também escolher). 2°:Usando uma outra variável de referência, caso ela seja igual (same), igual ou acima (above), igual ou abaixo (below), maior que (bigger), menor que (smaller) ou diferente (others) da primeira variável que você selecionou. *IMPORTANTE: Eu fiz essa explicação sobre variáveis um pouco resumida, pois parti do pressuposto que você, leitor, saiba trabalhar com variáveis. Se esse não for o seu caso, sugiro que aprenda trabalhar com elas antes de aprender Fork Conditions.

>>Timer: Se escolher essa opção, a "FC" só irá acontecer caso ela seja superior ou inferior a um determindado tempo (escolhido por você).

>>Money: É exatamente igual à opção acima, só que ao invés de trabalharmos com tempo, iremos trabalhar com dinheiro. Ou seja, a "FC" só irá acontecer caso você tenha uma quantia em dinheiro superior ou inferior escolhida por você.

Abaixo ainda há mais um opção (uma pequena janela marcada), mas deixarei para explicá-la mais tarde. Agora vamos para a segunda aba da "FC", onde explicarei o resto das opções:



>>Item: Escolhida essa opção, a "FC" irá acontecer apenas se você tiver ou não tiver um determindado item escolhido por você. >>Hero (herói): Essa parte é grande! Primeiramente você irá escolher o herói que você deseja que a "FC" se relacione, em seguida irá aparecer as seguintes opções (hero conditions ou condições do herói):



>>is in party: É bem óbvio, a "FC" acontecerá se o determinado herói (que você escolheu antes) estiver na equipe.

>>Name= Outra óbvia, a "FC" acontecerá se o nome do herói for... (você que decide).

>>Level: A "FC" acontecerá se o herói estiver acima de um determinado nível (ou level).

>>HP: Igual a de cima, mas a "FC" só irá acontecer se o herói tiver acima de um determinado número de HP (pontos de vida).

>>Special Skill: A "FC" só poderá acontecer se o herói puder usar uma determinada magia.

>>Item: A "FC" irá ocorrer se um determinado item estiver equipado.

>>Condition: a "FC" irá acontecer dependendo da sua condição. Ex: normal, envenenado, congelado, etc.

Essas são as opções do Hero Conditions. Agora vamos voltar para a segunda aba para aprendermos o resto das funções.

>>Character: Primeiramente você irá escolher o evento desejado, e em seguida você poderá escolher a posição em que aquele estiver, up (em cima), down (em baixo), right (à direita) e left (à esquerda). Ou seja, a "FC" só irá acontecer se o determinado evento estiver olhando para o determinado lado.

>>Vehicle: Nesta opção, a "FC" irá acontecer se o herói estiver usando o barco, navio, ou o barco voador (você decide).

Bom, essas são todas a funções possíveis para as Fork Conditions. Agora vamos voltar para a primeira aba da "FC", você se lembra que no final dela eu havia dito que ainda tinha uma função? Pois é nela que vamos trabalhar:



Essa opção é bastante importante. Uma vez estando marcada, ela terá o seguinte significado: Caso o herói (ou os demais eventos) não siga a condição da Fork, tal coisa irá acontecer.

Agora chegou a hora de fazermos um exemplo prático. E para tal, usaremos essa última opção de que falei. Nosso exemplo será o seguinte: Fazer com que o herói só possa ler a placa se ele estiver olhando para cima.

Para começarmos, crie um evento que tenha como Char Set uma placa. Em seguida, em Event Commads vá até a terceira aba e selecione a nossa querida Fork Conditions. Você se lembra que no começo do tutorial eu disse para lembrarmos da seguinte frase: "Caso isso aconteça, isso irá acontecer."? Pois é agora que vamos usá-la. Vamos dividi-la em duas partes: Caso isso aconteça Essa será a parte da "FC" então vamos programa-la. De acordo com o exemplo, primeiro devemos garantir que o herói esteja olhando para cima. Para isso vamos até a segunda aba da "FC" e selecionar a opção Character. No caso vamos escolher o herói, pois é ele quem deve estar olhando para cima na hora de ler a placa. Em seguida escolha a opção UP (para cima) em Face Direction. Agora pressione OK e assim finalizamos a primeira parte.
*IMPORTANTE: lembre-se de deixar marcada a opção OPTION que é aquela: Caso o herói não siga a condição da Fork, tal coisa irá acontecer.

Agora vamos pegar o resto da frase: isso irá acontecer. Essa será a parte que ficará DENTRO da Fork. Vá na primeira aba de Event Commands e escolha a opção "Show Menssage" em seguida escreva o que você gostaria que a placa falasse. No meu caso irei colocar: Ao norte fica o castelo real. Aperte OK e pronto.

Para finalizarmos, se você conseguiu fazer tudo certo até agora, você irá notar que logo abaixo da sua mensagem há uma opção chamada Excepting Case, pois nela ficará a opção OPTION que eu expliquei antes.
Abaixo dessa Excepting Case iremos criar uma nova mensagem dizendo: Não consigo ler a placa por este lado. Dê um OK e pronto, acabamos o nosso exemplo! Terá ficado mais ou menos assim:

<>Fork Optn: Hero – Up Go Towards
<>Messg: Ao norte fica o castelo real.
<>
: Excepting Case
<>Messg: Não consigo ler a placa por este lado.
<>
<>End Case


Resumindo o que fizemos, se herói estiver olhando para cima na hora em que pressionar a placa ele irá ler: Ao norte fica o castelo real. Mas se na mesma hora ele estiver olhando para qualquer outro lado, ele irá ler: Não consigo ler a placa por este lado.

Então é isso! Espero que tenham conseguido aprender o básico sobre Fork Conditions e que a partir de agora possam fazer suas próprias "FC".

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Um dia tudo isso irá acabar...

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