Criando uma Cidade
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Criando uma Cidade
Tutorial - Criando Uma Cidade
Estou aqui para ensinar a todos vocês como fazer uma cidade, reunindo noções de Teleporte, falas, NPCs, contruções de cenário e inimigos no mapa. Bom, vamos começar o/
Crie seu mapa clicando na pasta do lado inferior esquerdo com o botão direito e selecionando "Criar novo mapa". Sobreviveu até aqui? Então você tem futuro, rapaz!
Abrirá então essa tela, e eu ensinarei tudo que possa vir a ser útil pra você e para sua cidade (eu recortei a parte das Dungeons porque não vale a pena explicá-las nesse tutorial).
# 1 - Aqui é onde estará o nome do mapa. Denomine-o de algo que facilite depois para você em teleportes, etc.
# 2 - Aqui você poderá escolher o tipo de Chipset que usará para montar seu mapa. Você pode configurar mais chipsets no Database (F8) na aba chipsets.
# 3 - Aqui está o tamanho que seu mapa terá. 20x15 é o mínimo, sendo 999x999 o máximo.
# 4 - Tipo de Rolagem é se o mapa fará loop sempre que se chegar a sua extremidade, ou seja sempre que você chegar ao limite do mapa ele "recomeçará" no sentido que você escolher.
# 5 - Clique na caixa para ver se você quer usar um panorama no seu mapa. Clicando em Definir você escolhe o panorama, e marque as caixas "Pan Horizontal" e "Pan Vertical" para saber em que posição seu panorama irá rolar, em "Veloc" decidindo em que velocidade.
# 6 - Selecione a música que tocará de fundo, no seu mapa.
# 7 - Marque "Habilitar" se você deseja, respectivamente, ativar Teleporte, Escape e Salve.
# 8 - Backdrop (imagem de fundo) da batalha nesse mapa. Se for uma cidade, escolha um Backdrop de cidade. Aqui entra sua coerência e imaginação.
# 9 - Clicando duas vezes na área branca, você escolhe os grupos de monstros que poderão existir no seu mapa. O numero embaixo, é para você definir a média de passos que o herói terá que dar para encontrar um monstro. Nao configure muito baixo, senão o jogo acabará se tornando travado e chato, de tantos monstros que aparecerão.
Ok, seu mapa apareceu, no formato do tamanho selecionado por você, com sua música selecionada e tudo mais que você definiu na primeira imagem. Comece a montar seu mapa. No RPG Maker cada "quadradinho" em que se monta o seu mapa é chamado tileset. Bem, selecione qual tileset você quer usar e monte. Todo Chipset tem duas partes que contém seus tilesets. Veja apertando F5 e F6. O F7 sua tela ficará quadriculada, e é aí que é a alma dos jogos, os eventos.
Desenhe seu mapa. Olhe essa demonstração simples:
Ok, aqui vemos uma casa, cercada, com gramas molhadas dentro de sua cerca, um caminho pra fora, árvores em volta e um pequeno lago. Queremos com que possamos entrar na casa. Vamos colocar uma porta nela. Aperte F7, e a tela ficará toda quadriculada, como aqui:
Observem a parte grotescamente pintada de branco no Paint. Naqueles dois quadrados surgirão nossa porta. Você agora aprenderá a colocar charsets e fazer com que eles tenham uma função qualquer. Bem, dê 2 cliques no tile de baixo, surgirá essa tela:
# 1 - Aqui você define o nome do evento, fica mais fácil caso você queira executar uma ação específica no evento mais tarde.
# 2 - Você pode criar uma nova página, com uma nova condição. Você entenderá isso mais tarde.
# 3 - Você copia a página em questão.
# 4 - Cola a página que você havia copiado.
# 5 - Deleta a página em questão.
# 6 - Bem, aqui você pode escolher até 2 switchs, se estiverem ligadas, para usar como condição. Procure um tutorial mais especifico para switchs, pois tratarei por alto elas aqui. O que seria marcar como condição? O evento só apareceria/aconteceria, se determinada switch estivesse ligada.
# 7 - Mesma coisa, o evento só aparecerá/acontecerá se determinada váriavel for igual/maior ou igual/menor ou igual/menor que/maior que/diferente de X número. Procure um tutorial mais especifico sobre váriaveis depois.
# 8 - O evento só disparará se você carregar X item (escolha o item ali).
# 9 - O evento só acontecerá se determinado herói estiver no seu grupo.
# 10 - O evento só acontecerá se estiver dentro do tempo determinado por você. Procure um tutorial especifico sobre timer depois.
# 11 - Selecione o gráfico do evento (charset), se ele tiver e se ele poderá ser transparente.
# 12 - Você pode escolher que tipo de movimento o charset poderá seguir.
# 13 - Aqui você seleciona a condição INICIAL dele. Se ele será ativado automaticamente quando o herói aparecer no mapa, paralelamente ao herói no mapa, se o herói falar com ele, se o herói encostar nele ou se o evento encostar no herói.
# 14 - Selecione a posição do evento, se ele ficará no mesmo nível do Herói, abaixo ou acima do herói.
# 15 - Selecione a velocidade que o char se mexerá, e em que posição.
# 16 - Clique 2 vezes nesse espaço branco para abrir as janelas de evento. Existem 3 abas, cada um com vários comandos podendo ser utilizados. O que nos será útil é um que está na segunda aba, Teletransportar. Depois de clicar, escolha o mapa em que o herói aparecerá depois que a ação do teleporte acontecer, e a direção que o herói aparecerá. Dê OK, pronto.
Bem, é isso. Até a próxima!
Estou aqui para ensinar a todos vocês como fazer uma cidade, reunindo noções de Teleporte, falas, NPCs, contruções de cenário e inimigos no mapa. Bom, vamos começar o/
Crie seu mapa clicando na pasta do lado inferior esquerdo com o botão direito e selecionando "Criar novo mapa". Sobreviveu até aqui? Então você tem futuro, rapaz!
Abrirá então essa tela, e eu ensinarei tudo que possa vir a ser útil pra você e para sua cidade (eu recortei a parte das Dungeons porque não vale a pena explicá-las nesse tutorial).
# 1 - Aqui é onde estará o nome do mapa. Denomine-o de algo que facilite depois para você em teleportes, etc.
# 2 - Aqui você poderá escolher o tipo de Chipset que usará para montar seu mapa. Você pode configurar mais chipsets no Database (F8) na aba chipsets.
# 3 - Aqui está o tamanho que seu mapa terá. 20x15 é o mínimo, sendo 999x999 o máximo.
# 4 - Tipo de Rolagem é se o mapa fará loop sempre que se chegar a sua extremidade, ou seja sempre que você chegar ao limite do mapa ele "recomeçará" no sentido que você escolher.
# 5 - Clique na caixa para ver se você quer usar um panorama no seu mapa. Clicando em Definir você escolhe o panorama, e marque as caixas "Pan Horizontal" e "Pan Vertical" para saber em que posição seu panorama irá rolar, em "Veloc" decidindo em que velocidade.
# 6 - Selecione a música que tocará de fundo, no seu mapa.
# 7 - Marque "Habilitar" se você deseja, respectivamente, ativar Teleporte, Escape e Salve.
# 8 - Backdrop (imagem de fundo) da batalha nesse mapa. Se for uma cidade, escolha um Backdrop de cidade. Aqui entra sua coerência e imaginação.
# 9 - Clicando duas vezes na área branca, você escolhe os grupos de monstros que poderão existir no seu mapa. O numero embaixo, é para você definir a média de passos que o herói terá que dar para encontrar um monstro. Nao configure muito baixo, senão o jogo acabará se tornando travado e chato, de tantos monstros que aparecerão.
Ok, seu mapa apareceu, no formato do tamanho selecionado por você, com sua música selecionada e tudo mais que você definiu na primeira imagem. Comece a montar seu mapa. No RPG Maker cada "quadradinho" em que se monta o seu mapa é chamado tileset. Bem, selecione qual tileset você quer usar e monte. Todo Chipset tem duas partes que contém seus tilesets. Veja apertando F5 e F6. O F7 sua tela ficará quadriculada, e é aí que é a alma dos jogos, os eventos.
Desenhe seu mapa. Olhe essa demonstração simples:
Ok, aqui vemos uma casa, cercada, com gramas molhadas dentro de sua cerca, um caminho pra fora, árvores em volta e um pequeno lago. Queremos com que possamos entrar na casa. Vamos colocar uma porta nela. Aperte F7, e a tela ficará toda quadriculada, como aqui:
Observem a parte grotescamente pintada de branco no Paint. Naqueles dois quadrados surgirão nossa porta. Você agora aprenderá a colocar charsets e fazer com que eles tenham uma função qualquer. Bem, dê 2 cliques no tile de baixo, surgirá essa tela:
# 1 - Aqui você define o nome do evento, fica mais fácil caso você queira executar uma ação específica no evento mais tarde.
# 2 - Você pode criar uma nova página, com uma nova condição. Você entenderá isso mais tarde.
# 3 - Você copia a página em questão.
# 4 - Cola a página que você havia copiado.
# 5 - Deleta a página em questão.
# 6 - Bem, aqui você pode escolher até 2 switchs, se estiverem ligadas, para usar como condição. Procure um tutorial mais especifico para switchs, pois tratarei por alto elas aqui. O que seria marcar como condição? O evento só apareceria/aconteceria, se determinada switch estivesse ligada.
# 7 - Mesma coisa, o evento só aparecerá/acontecerá se determinada váriavel for igual/maior ou igual/menor ou igual/menor que/maior que/diferente de X número. Procure um tutorial mais especifico sobre váriaveis depois.
# 8 - O evento só disparará se você carregar X item (escolha o item ali).
# 9 - O evento só acontecerá se determinado herói estiver no seu grupo.
# 10 - O evento só acontecerá se estiver dentro do tempo determinado por você. Procure um tutorial especifico sobre timer depois.
# 11 - Selecione o gráfico do evento (charset), se ele tiver e se ele poderá ser transparente.
# 12 - Você pode escolher que tipo de movimento o charset poderá seguir.
# 13 - Aqui você seleciona a condição INICIAL dele. Se ele será ativado automaticamente quando o herói aparecer no mapa, paralelamente ao herói no mapa, se o herói falar com ele, se o herói encostar nele ou se o evento encostar no herói.
# 14 - Selecione a posição do evento, se ele ficará no mesmo nível do Herói, abaixo ou acima do herói.
# 15 - Selecione a velocidade que o char se mexerá, e em que posição.
# 16 - Clique 2 vezes nesse espaço branco para abrir as janelas de evento. Existem 3 abas, cada um com vários comandos podendo ser utilizados. O que nos será útil é um que está na segunda aba, Teletransportar. Depois de clicar, escolha o mapa em que o herói aparecerá depois que a ação do teleporte acontecer, e a direção que o herói aparecerá. Dê OK, pronto.
Bem, é isso. Até a próxima!
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