Eventos

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Eventos

Mensagem por Arthur em Sex 28 Nov 2008, 18:15

Tutorial - Eventos

Pessoal, bem-vindo ao meu tutorial. Hoje aprenderemos o básico das abas de eventos do RPG Maker, pra você que é iniciante ^^ Bom, vamos lá

1ª Aba

Bom, no seu mapa, aperte F7 pra ir pro modo de eventos. Lá, dê 2 cliques em qualquer quadrado. Na tela que surgir, dê 2 cliques na parte branca. Aparecerá a lista de evento e todas as abas. Vamos começar então.

Exibir Mensagem - Digite o texto que você deseja que apareça no jogo

Estilo de Mensagem - Escolha como sua mensagem aparecerá na tela

Gráficos de Rosto - Escolha o Faceset que precederá sua mensagem no jogo

Mostrar Escolhas - Mostrará opções de escolhas para o personagem. Digite o número respectivo de opções que você desejará.

Armazenar Número - Faz com que apareça uma mensagem onde você escolherá um número. Escolhe o número de digitos que você poderá escolher, e a váriavel que ele ficará guardado.

Mudar Switch - Nessa parte você fará operações com Switch. Escolha sua Switch e determine se ela ficará ON ou OFF. (Leia um tutorial mais específico sobre Switchs assim que puder, ela é uma das opçõees mais importantes do jogo).

Mudar Váriavel - Faça as operações com váriaveis. Selecione a váriavel, a função que ela fará, a operação que acontecerá com ela e etc. (Assim como Switchs, leia um tutorial mais específico sobre Váriaveis assim que puder).

Operações de Timer - Faça Operações com o Timer.

Mudar Quantia em Dinheiro - Aumente/Diminua o dinheiro do seu personagem em quantidade X.

Adicionar Itens - Adicione/Exclua determinado item em X vezes.

Mudar Grupo - Adicione/Exclua determinado membro do seu grupo de Heróis.

Mudar EXP - Some/Reduza X número de EXP de tal personagem, ou todos.

Mudar Nível - Some/Reduza X número de Níveis de tal personagem, ou todos.

Mudar Atributos - Some/Reduza X número de Atributos de tal personagem ou todos.

Mudar Técnica - Memorize/Esqueça X magia de tal personagem.

Mudar Equipamento - Troque/Tire X Itens/Equipamentos de tal personagem, ou todos.

Mudar HP - Restaure/Reduza X número de HP de tal personagem, ou todos.

Mudar MP - Restaure/Reduza X número de MP de tal personagem, ou todos.

Mudar Condição - Inflija/Retire X condição de tal personagem, ou todos.

Cura Total - Cure determinados personagens, ou todos, em todo o HP.

Receber Dano - Receba determinado dano, calculando a taxa de Ataque, Defesa, Esquiva, de tal inimigo, ou todos.

Mudar Nome de Herói - Mude o nome de um personagem.

Mudar Graduação do Herói - Mude a graduação de um personagem.

Mudar Charset de Herói - Mude o Charset de um personagem.

Mudar Faceset de Herói - Mude o Faceset de um personagem.

Gráfico de Veículo - Mude o Charset de um veículo.

Mudar Música de Fundo - Mude a música de fundo.

Mudar Efeito Sonoro - Mude um efeito sonoro.

Mudar Gráfico de System - Mude os gráficos de um system.

Estilos de Transição de Tela - Mude um Estilo de Transição de Tela.

2ª aba

Iniciar Combate - Chame uma luta para seu personagem instantaneamente. Configure os monstros, as Condições de Fuga e de Derrota, a posição de encontro e etc.

Chamar Loja - Chame uma Loja. Escolha os ítens que terão, as falas, e as opções de compra e venda.

Chamar Estalagem - Chame un INN. Coloque o preço e a frase por uma recuperação total de HP e SP.

Definir Nome de Herói - Escolha o herói e faça com que o jogador escolha seu nome. (Para que apareça nas mensagens o nome escolhido, digite \n** sendo "*" o número correspondente ao herói no Database).

Teletransportar - Teletransporta seu herói de um mapa para outro.

Memorizar Lugar - Guarda X e Y de um lugar em uma váriavel.

Ir a Lugar Memorizado - Vai ao lugar memorizado. Precisa que as váriaveis de ID, X e Y sejam as mesmas memorizadas.

Usar Veículo - Você usa um veículo.

Origem de Veículo - Selecione a posição do veículo, o tipo e o mapa.

Mudar Lugar de Evento - Mude um evento qualquer para outro lugar.

Mudar Lugar Entre Eventos - Troque dois eventos de lugar.

ID de Terreno - Mude uma ID de terreno de lugar.

ID de Evento - Mude uma ID de evento de lugar.

Apagar Tela - Mude a forma com a qual a tela sairá (Fade-Out).

Mostrar Tela - Mude a forma com a qual a tela surgirá (Fade-In).

Tonalidade de Tela - Um recurso útil e legal. Mude a cor da tela do jogo.

Efeito de Flash - Dê um flash de uma certa cor na sua tela

Efeito de Tremor - Configure um efeito de tremor de tela. Configure velocidade, magnitude e etc.

Mover Tela - Mova a tela (Scroll) em determinada posição, quantos tiles pra que posição, etc.

Efeitos Climáticos - Um recurso bem legal. Dê mais realismo ao seu jogo colocando o clima (Tempestade de Areia, chuva, neve, etc).

Mostrar Picture - Coloque uma imagem sem padrão no seu jogo. Selecione onde ela aparecerá, etc. Utilissimo para sistemas mais complexos, como menus oersonalizados, batalhas personalizadas e etc. Lembre-se, o número maior sempre se sobrepuja ao menor.

Mover Picture - Mova a picture desejada (indique-a pelo número) para tal lugar.

Deletar Picture - Retire a picture.

Mostrar Animação de Batalha - Selecione uma animação de batalha como efeito especial. Escolha em que evento ele aparecerá.

Transparencia de Herói - Selecione se o herói aparecerá transparente ou normal.

Flash em Personagem - Dê um Flash em tal evento.

Movimento de Personagem - Selecione um Personagem/Evento e edite uma rota que ele percorrerá, como andar para cima, para baixo, pular, aumentar velocidade, etc.

Mover Tudo - Move tudo.

Parar Tudo - Pára tudo.

Esperar - Introduza uma espera antes de qualquer movimentação/ação. Lembrando-se que se você quer ter 1 segundo, multiplique por 10. Um segundo é 10, 10 segundos é 100, 1 minuto é 600.

3ª Aba

Reproduzir Música - Escolha uma música para tocar de fundo.

Diminuir Volume - Diminua o volume da música de fundo, até o fade-out.

Memorizar Música - Memoriza a música atual.

Reproduzir Música Memorizada - Reproduz a música memorizada atual.

Reproduzir Efeito Sonoro - Personalize seu jogo com efeitos sonoros.

Reproduzir Vídeo - Coloque o tamanho, e o vídeo. Importante: a extensão do vídeo tem que ser .AVI

Definir Teclas Adicionais - Um comando bastante útil. Com esse comando você poderá usar, em conjunto com váriaveis e forks, um número maior de comandos de teclado, e etc.

Mudar Chipset - Mude o Chipset do mapa para outro à sua escolha.

Mudar Panorama - Mude o Panorama do mapa para outroa à sua escolha.

Taxa de Encontros - Mude a taxa de encontro de inimigos no mapa (por passos).

Mudar Tile - Mude o tile de um chip.

Lugar de Teletransporte - Adicione/Remova um teleporte.

Impedir Teleporte - Proiba/Permita teleportes no mapa.

Lugar de Escape - Adicione um lugar de escape.

Impedir Escape - Proíba/Permita escapes.

Chamar Menu de Saves - Permite você salvar na hora.

Impedir Saves - Proíba/Permita saves no mapa.

Chamar Menu Principal - Chama o menu principal.

Impedir Menu Principal - Proíba/Permita o menu principal.

Condições IF (Fork) - Um dos comandos mais usados. Com ele você define tudo. Se uma switch foi acionada, o que fazer se ela estiver off, se uma váriavel está em X número, se X herói está no grupo... leia um tutorial específico sobre IF o mais rápido que puder.

Definir Label - Escolha um número para a label.

Ir a Label Escolhido - Vá para o Label marcado pelo número. Com isso você volta comandos para recomeçá-los do ponto marcado pelo Label.

Ciclo - Inicia um ciclo.

Romper Ciclo - Termina o ciclo. Ciclos são espaços de comandos onde as coisas acontecem independente de outras ações.

Parar Eventos Paralelos - Pára Eventos Paralelos.

Reiniciar Timer - Reinicia o Timer.

Chamar Evento - Chame um "Evento Comum" do Database (F8). Bem útil para evitar lags e coisas do gênero.

Notas - Escreva notas (elas não aparecerão no jogo) para você não se perder, ou no caso de estar criando algo complicado e quiser esclarecer alguma coisa.

Game Over - Acontece o Game Over.

Retornar à tela de Título - O nome diz por si só.

Esse é um tutorial bem básico, mas que te dará um bom conceito. Leia tutoriais mais específicos, principalmente sobre Forks, Switchs e Váriaveis. Elas são as coisas mais importantes para um jogo. Até a próxima então o/

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Um dia tudo isso irá acabar...

Arthur
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