Switch - Básico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Switch - Básico

Mensagem por Arthur em Sex 28 Nov 2008, 18:15

Podemos começar explicando o que é um switch, não?

Você pode entender um "lugar" onde o jogo vai guardar uma informação. Em uma página de uma agenda telefônica, você tem as linhas onde você guarda as informações (nomes de pessoas e telefones). No RPG Maker, você tem os switches, onde você vai guardar informações. Mas switches são coisas extremamente simplificadas, e por isso não podem guardar qualquer informação. De fato, um switch só pode guardar duas informações diferentes: SIM ou NÃO.

Aparentemente uma informação tão simples não tem grande utilidade. O que faz com que os switches sejam tão importantes é a quantidade de informações que pode ser associada a ele.

No editor de eventos, ao clicar no botão change switch, aparece a seguinte janela:



Esta janela é onde você vai mecher nos seus switches. Aos poucos vou explicar a função de cada botão.

"Onde estão os meus switches?" Ok, vamos começar pelo botão que mostra onde estão os seus switches. Com a opção "One" selecionada, clique no pequeno botão onde tem 3 pontos (...) e aparecerá a seguinte janela:



Estes são os seus switches. Para quem não está acostumado com eles, esta imagem não é muito esclarecedora. Os números de 0001 até 0016 são os switches. E no lado esquerdo você tem as diferentes páginas de switches. Eles estão organizados em páginas de 20 switches cada para facilitar o uso. O botão abaixo da lista de páginas define o número máximo de switches que você vai usar no jogo (número que pode ser alterado a qualquer momento durante a criação do jogo). Este número pode chegar a 5000, mas provavelmente você não vai precisar de todos eles. E ao lado desta janela você tem uma pequena caixa de texto onde você pode dar nomes aos seus switches para facilitar a identificação de cada um. O computador sempre vai identificar os switches pelo número, mas para os seres humanos que usam o rpg maker é mais fácil identificar um switch se ele tiver um nome. Para dar um nome a um switch (um nome pelo qual você possa identificá-lo) basta selecionar o switch que você quiser e digitar o nome que quiser na caixa de texto abaixo da lista de switches.

Caso o funcionamento dos switches ainda não esteja claro o suficiente, tente enchergá-los da seguinte maneira:



Aqui você tem os switches com os seus números, seus apelidos (nomes dados por você) e o desenho de uma alavanca que eu coloquei ali para representar se os switches estão ligados ou desligados. Daqui pra frente eu vou chamar as 2 posições em que um switch pode estar de ligado e desligado, mas você pode chamar de ON e OFF, sim e não, zero e um... como queira. Eu deixei todos eles desligados porque quando o jogo começa a rodar, todos os switches estão desligados. Vejamos como fica a imagem acima quando o switch 0001 é ligado:



Agora a alavanca está para cima, representando o switch ligado. "E daí? Eu vejo um switch ligado mas não sei como ligar!" Ahn... eu já ia chegar nessa parte. Volte para a janela anterior:



Agora com a opção One marcada (provavelmente já estava) você irá mudar o valor de um switch. Qual switch? Isso você escolhe na janela que aparece quando clica no botão com os 3 pontos (escolha o switch e clique em OK). Em operation, você tem as opções ON, OFF e ON/OFF Trigger. ON vai fazer o switch selecionado ligar, OFF vai fazer desligar e ON/OFF Trigger vai ligar se estiver desligado e desligar se estiver ligado. Deixando marcada a opção ON e clicando em OK você terá um evento que ativa um switch.



A utilidade mais básica de um switch no rpg maker é a seguinte: se em um evento qualquer, um determinado switch for ligado, e a única forma de ligar aquele determinado switch for fazendo aquele evento acontecer, então quando o já citado switch estiver ligado, significa que aquele evento aconteceu.



Como você que está criando o jogo e não vai ver o jogador jogando pode saber se ele já pegou o item que estava no baú? Como saber se ele já foi informado sobre a missão que deve cumprir? Como saber se ele já derrotou o dragão que estava no alto da montanha? Basta que ao final de cada um desses eventos você ative um switch.

Vou dar um exemplo com o caso do herói recebendo informações sobre o que deve fazer. Vou usar falas bastante simplificadas porque aqui o objetivo é demonstrar a utilização do switch. Faça uma pessoa dizendo que o herói deve ir para a montanha, e depois que ela disser tudo que deve dizer, ative um switch:

Veja como fica a primeira página do evento



Depois clique no botão New Page para criar uma nova página no evento.



Na nova página, em Event Condictions, marque a opção switch e escolha o switch que você ativou na página anterior. Agora faça uma mensagem qualquer, algo do tipo "já subiu a montanha?" ou então "vá logo para a montanha!". A segunda página deve ficar parecida com isso:

Veja como fica a segunda página do evento



Agora rode o jogo para ver o resultado. Na primeira vez que o herói interagir com o evento, ele vai ser informado que deve ir para a montanha, e nas outras, vai ser a cobrança.

Algumas observações:

- O desenho do evento não precisa ser o mesmo nas duas páginas: ele pode ser diferente, pode não existir em uma das duas páginas e pode até mesmo não existir em nenhuma das páginas.

- Para fazer o baú é praticamente a o mesmo esquema: Na primeira página o herói ganha o item do baú, recebe a mensagem de quem ganhou o item do baú e ativa um switch. E depois, na segunda página, fazer o baú aberto e a mensagem que diz que ele está vazio.

- Para fazer o dragão no alto da montanha, basta fazer o evento com o dragão, fazer a luta no evento e no final da luta ativar o switch que faz com que o evento do dragão vá para a segunda página. E na segunda página faça o evento sem imagem nenhuma, ou com o dragão morto, ou simplesmente derrotado.

- Use um switch para cada coisa. Agora estamos atribuindo significados aos switches: um switch estar ligadosignifica que o herói recebeu a missão. O outro switch estar ligado (independente da condição do outro switch) significa que ele abriu o baú. E quando um terceiro switch estiver ligado (independentemente da condição de qualquer outro switch) significa que o herói derrotou o dragão. Se você usar o mesmo switch para tudo, logo após o herói receber a missão, o baú será esvaziado e o dragão morrerá instantaneamente. Portanto, use um switch para cada coisa.



O básico sobre switches é isso. Mas existem outras opções na janela de switches que podem ser úteis no caso de você resolver fazer algo mais complexo:



- Rang: Lembra quando eu disse que o computador identifica os switches pelos números? com essa opção, ao invés de mecher com um único switch, você pode mecher com todos os switches que estão entre um número X e outro número Y. Se você mandar ele mecher com os switches de 2 a 4, ele vai mecher com os switches 0002, 0003 e 0004.

- Com essa opção você escolhe uma variável, onde o valor desta variável é o número que identifica o switch com o qual você vai mecher.

Isto é o básico sobre switches. Eles vão ser muito utilizados nos eventos simples e também nos mais complexos. Faça bom proveito.

Tutorial escrito por AP2CDU.
Copiar sem dar os créditos pode causar a contaminação dos seus alimentos.

_____________________________________________________________________________________________________________



Um dia tudo isso irá acabar...

Arthur
Rei
Rei

Masculino
Número de Mensagens : 149
Idade : 19
Localização : Na minha casa?
Profissão : Estudante
Mensagem Pessoal : Viva o/
Qual Maker você usa? : RPG Maker 2003
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação Reputação : 6

Ver perfil do usuário http://terramakersconsulta.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum