Terra Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ring Menu

Ir para baixo

Ring Menu Empty Ring Menu

Mensagem por Arthur Qui 20 Nov 2008, 09:26

Este tutorial sera divido em 5 partes

as imagens para utilização estao na demo :
Download : Download Ring Menu


Ring Menu


Materiais
Eventos Comuns : 8
Variaveis : 6
Switchs : 2

Parte 1

Definindo Variaveis

Crie um evento comum chamado Variaveis ou algum outro nome, de sua preferencia > Processo Paralelo, sem switch
dentro dele defina as variaveis [0001]X-Picture20,[0002]Y-Picture20,[0003]X-Picture19,[0004]Y-Picture19 Heroi imagem X, Heroi imagem Y

Ficara assim :
Código:

<>Variáble :[0001:X-Picture20]Set, Herói ImgsX
<>Variáble :[0002:Y-Picture20]Set, Herói ImgsY
<>Variáble :[0003:X-Picture19]Set, Herói ImgsX
<>Variáble :[0004:Y-Picture19]Set, Herói ImgsY

Parte 2

Crie outro evento comum chamado Chamar Menu ou algum nome de sua preferencia > Processo Paralelo > Chamar Menu
dentro dele crie um Definir Teclas[0005]Enter Menu
Crie uma condição para a variavel [0005]Enter Menu ser igual a 6
dentro da condição proiba a entrada do menu
coloque a variavel [0006]Icons para ser igual a 1 e a variavel [0004]Y-Picture19 para ser - 15
agora mostre a imagem 19 com a posição definida pelas variaveis [0003] e [0004]
entao crie um movimento de imagem para a imagem 19 [0003] e [0004] com tempo de 0,3 segundos
coloque a variavel [0002]Y-Picture20 para ser - 61
agora mostre a imagem 20 com a posição definida pelas variaveis [0001] e [0002]
entao coloque opção de switch Chamar Menu = Of e Menu Ativo = On

Ficara assim :

Código:
 
<>Enter Password:[0005:Entrar Menu]
<>Branch :Varbl[0005:Entrar Menu]-6
 <>Disable System menu: Disable
 <>Varible Ch:[0006:Icons]Set 1
 <>Varible Ch:[0004:Y-Picture19]-15
 <>Show Picture: 19,menu1,(V[0003]V[0004])
 <>Move Picture: 19,(V[0003]V[0004]),0.3sec(W)
 <>Variable Ch:[0002:Y-picture20]-,62
 <>Show Picture: 20,Menu_ico1,(V[0001]V[0002])
 <>Change Switch:[0001:Chamar Menu]-OFF Set
 <>Change Switch:[0002:Menu Ativo]-ON Set
 <>
:END Case
<>

Parte 3

Crie um evento comum chamado Menu Ativo ou algum outro nome de sua preferencia > Inicio Automatico > Menu Ativo
dentro dele coloque Definir Teclas[0005]Entrar Menu
então coloque uma condição para Entrar Menu ser igual a 2, dentro coloque [0006]Icons + 1
agora crie outra condição para Entrar Menu ser igual a 3, dentro coloque [0006]Icons - 1
agora crie uma condição para [0006]Icons ser igual 0, dentro coloque [0006]Icons ser igual a 4
crie outra condição para [0006]Icons ser igual a 1, dentro coloque chamar evento Icons 1
crie outra condição para [0006]Icons ser igual a 2, dentro coloque chamar evento Icons 2
crie outra condição para [0006]Icons ser igual a 3, dentro coloque chamar evento Icons 3
crie outra condição para [0006]Icons ser igual a 4, dentro coloque chamar evento Icons 4
crie outra condição para [0006]Icons ser igual a 5, dentro coloque [0006] Icons ser igual a 1, chamar evento Icons 1
Agora iremos definir se a pessoa apertar Enter, o que acontecera
crie uma condição para [0006]Icons ser igual a 1, dentro crie outra condição para [0005] Entrar Menu ser igual a 5
dentro coloque o que quer que aconteca caso a tecla enter seja presionada na item 1, no caso o inventorio
crie uma condição para [0006]Icons ser igual a 2, dentro crie outra condição para [0005] Entrar Menu ser igual a 5
dentro coloque o que quer que aconteca caso a tecla enter seja presionada na item 2
crie uma condição para [0006]Icons ser igual a 3, dentro crie outra condição para [0005] Entrar Menu ser igual a 5
dentro coloque o que quer que aconteca caso a tecla enter seja presionada na item 3
crie uma condição para [0006]Icons ser igual a 4, dentro crie outra condição para [0005] Entrar Menu ser igual a 5
dentro coloque o que quer que aconteca caso a tecla enter seja presionada na item 4
Agora fassa com que se a tecla de cancelar for pressionada saia do menu, para isso
crie uma condição para [0005]Entrar Menu ser igual a 6, dentro coloque chamar evento Sumir Icones

Ficara assim :

Código:

<>Key input : [0005]Entrar Menu
<>Branch var[0005] = 2
  <>Variable Operation [0006]Icons + 1
<>End
<>Branch var[0005] = 3
  <>Variable Operation [0006]Icons - 1
<>End
<>Note : ---------------------------------
<>Branch var[0006] = 0
  <>Variable Operation [0006]Icons = 4
<>End
<>Branch var[0006] = 1
  <>Call Event : Icons 1
<>End
<>Branch var[0006] = 2
  <>Call Event : Icons 2
<>End
<>Branch var[0006] = 3
  <>Call Event : Icons 3
<>End
<>Branch var[0006] = 4
  <>Call Event : Icons 4
<>End
<>Branch var[0006] = 5
  <>Variable Operation [0006]Icons = 1
  <>Call Event : Icons 1
<>End
<>Note : -----------------------Entrar-------------------
<>Branch var[0006]Icons = 1
  <>Branch var[0005]Entrar Menu = 5
    <>Note : Coloque aqui o comando que quer que execute caso enter seja pressionado no item 1(no caso Bau)
  <>Fim
<>Fim
<>Branch var[0006]Icons = 2
  <>Branch var[0005]Entrar Menu = 5
    <>Note : Coloque aqui o comando que quer que execute caso enter seja pressionado no item 2
  <>Fim
<>Fim
<>Branch var[0006]Icons = 3
  <>Branch var[0005]Entrar Menu = 5
    <>Note : Coloque aqui o comando que quer que execute caso enter seja pressionado no item 3
  <>Fim
<>Fim
<>Branch var[0006]Icons = 4
  <>Branch var[0005]Entrar Menu = 5
    <>Note : Coloque aqui o comando que quer que execute caso enter seja pressionado no item 4
  <>Fim
<>Fim
<>Branch var[0005]Entrar Menu = 6
  <>Call Event : Sumir Icones

Parte 4

aqui definiremos os Icones do Menu, 1 a 4, eles sao definidos por animações de batalha
crie um evento chamado Icons 1 > Chamar Evento
apague as imagens 19 e 20, depois coloque condição [0005]Entrar Menu ser igual a 2, mostrar animação de batalha Mapa <
agora crie outra condição [0005]Entrar Menu ser igual a 3, mostrar animação de batalha Skul >
agora coloque [0003]Y-Picture19 para ser - 15 e [0004]Y-Picture20 para ser - 62
agora coloque, mostrar imagem 19 [0003][0004], e imagem 20 [0001][0002]

Ficara assim :
Código:

<>Key Input : [0005]Entrar Menu
<>Branch var[0005]Entrar Menu = 2
  <>Show Battle Animation : Mapa >
<>Fim
<>Branch var[0005]Entrar Menu = 3
  <>Show Battle Animation : Skull <
<>Fim
<>Variable Operation [0003]Y-Picture19 - 15
<>Variable Operation [0004]Y-Picture20 - 62
<>Show Picture 19 Menu 1 [0003][0004]
<>Show Picture 20 Menu Icon 1[0001][0002]

agora para fazer os icons 2 a 4 apenas mude a animação de batalha, para a proxima opção de menu, e mude o mostrar imagem 19 e 20 para Menu 2 e Menu Icon 2, assim em diante

Parte 5

agora iremos fazer a parte final do tuto, o que define quando saimos do menu, crie um evento comum chamdo Sumir Icones ou algum nome de sua preferencia > Chamar Evento
dentro dele coloque, variavel [0003]Y-Picture19 + 15
apagar imagem 20, depois coloque, mover imagem 19 [0003][0004]0,3
apagar imagem 19
opção de switch Menu Ativo = Off
opção de switch Chamar Menu = On

Ficara assim :
Código:

<>Variabel Operation [0003]Y-Picture19 + 15
<>Erase Picture 20
<>Move Picture 19 [0003][0004]0,3sec (Wait)
<>Erase Picture 19
<>Switch Operation [0002]Menu Ativo = Off
<>Switch Operation [0001]Chamar Menu = On


FIM

Creditos : kent./Kira

Arthur
Rei
Rei

Masculino
Número de Mensagens : 149
Idade : 25
Localização : Na minha casa?
Profissão : Estudante
Mensagem Pessoal : Viva o/
Qual Maker você usa? : RPG Maker 2003
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação Reputação : 6

https://terramakersconsulta.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos