Noção de Menu por Pictures

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Noção de Menu por Pictures

Mensagem por Arthur em Qui 20 Nov 2008, 09:25

Introdução

Como já dito em outros tutos, mas eu ainda faço questão de repetir: não focarei em questíµes básicas como variáveis, posicionamente de pictures, etc. Para isso, existem outros tutos, que podem ser econtrados aqui mesmo na Vila.

Bem, o que eu venho ensinar é simples, trata-se apenas da questão de criar menus de escolha personalizado, sem ter aquela janelinha ridí­culas do próprio maker. A tendíªncia do maker hoje em dia é essa: estar sempre sendo o mais original possí­vel, como seu jogo mais original possí­vel. Até copiar coisas personalizadas pode vir a ficar clichíª (leia-se: copiar scripts).

Enfim, vamos ao que interessa. Como sempre, vocíª precisará (reparem que eu tento usar menos coisas possí­veis):
- 2 variáveis (teclas, posição);
- 1 switch (menu on);
- pictures que sejam fundo do menu e cursor;
- 1 mapa.

Obs.: Tô entendiado aqui e tô sem o maker. O que eu escrever aqui pode estar errado, tendo em vista que estou baseando-me na minha memória.

Índice:
Passo I - Menu aparecendo
Passo II - Andando com o cursor
Passo III - Entrando e saindo
Passo IV - Efeitos

Passo I - Menu aparecendo

Crie um evento comum paralelo no database. Nomei-o como algo "chamando menu". Nele use, o comando de Definir Teclas Adicionais (aba 3). Marque a 1ª variável e "Esperar ser pressionada". Marque também a tecla "Cancelar (6)".
Logo depois, se vocíª marcou apenas a opção de cancelar, ative a switch [menu on]. Caso contrário, use uma IF com a tecla sendo igual a 6 e depois ative a switch.
Use o comando de "Parar Tudo" e "Parar Eventos Paralelos". Chame a picture do fundo do menu e coloque a variável [posição] como 1.

Passo II - Andando com o cursor

Crie um novo evento comum no database de iní­cio automático com a switch "menu on" como condição de disparo.
No começo, crie uma If para variável [posição] = 1. Dentro dela, coloque a posição do cursor sobre a primeira escolha. Coloque quantas Ifs forem necessárias, não esqucendo de aumentar o níºmero da variavel e mantendo a célula da picture.
Insira o comando "Definir Teclas Adicionais" com todas as opçíµes do anterior, mas marcando também "cima(4)", "baixo(1)" e "Decisão(5)". Caso seu menu seja horizontal, substitua cima e baixo por direita e esquerda.

Coloque uma If para a variável [teclas] = 4. Dentro dela, retire 1 da variável [posição]. Depois adicione outra If logo abaixo desse comando com a condição se a variável [posição] for 0. Então, se a condição for verdadeira, coloque a variável [posição] como o níºmero máximo de escolhas (n). Acabou. Essa parte define que se o jogador apertar para cima, o cursor, bem... ele vai andar pra cima.

Coloque uma If para a variável [teclas] = 1. Dentro dela, adicione 1 na variável [posição]. Depois adicione outra If logo abaixo desse comando com a condição de se a variável [posição] for n. Então, se a condição for verdadeira, coloque a variável [posição] como 1. Acabou. Essa parte define a tecla baixo.

Passo III - Entrando e Saindo

Continuação do passo anterior...
Coloque uma If para a variável [teclas] = 6. Dentro dela, faça deletar as pictures do fundo e do cursor. Depois coloque "Movimentar tudo" e switch [menu on] off.

Coloque uma If para a variável [teclas] = 5. Dentro dela, coloque quantas n If com a condição de [posição] = 1, [posição] = 2... dentro de cada dessas Ifs, coloque o que vai acontecer se o jogador escolher a primeira opção, a segunda, etc... Caso a escolha de alguma dessas opçíµes feche o menu, não esqueca de executar o parágrafo anterior escrito aqui.

Passo IV - Efeitos

No começo do segundo evento, vocíª pode adicionar um som nas Ifs da variável [posição]. Esse som deve ser o de troca de cursor (cursor, na aba sistema do database).
Ainda sobre sons, no Passo III, vocíª pode colocar um som de cancelar e de decisão no primeiro e segundo parágrafos, respectivamente.

Para dar um melhor "ar" ao seu menu, vocíª pode inserir uma picture totalmente preta de 45% de transparíªncia como fundo. Essa picture deve ser a célula 1. Para um melhor efeito, use a técnica de fade-in descrita no meu tuto de pictures.

É isso ae pessoal, tava entendiado aqui e resolvi matar tempo. Me desculpem qualquer falha. o/

Tutorial por Bar_Master

_____________________________________________________________________________________________________________

Um dia tudo isso irá acabar...

Arthur
Rei
Rei

Masculino
Número de Mensagens : 149
Profissão : Estudante
Mensagem Pessoal : Viva o/
Qual Maker você usa? : RPG Maker 2003
Especialidade maker : De tudo um pouco
Reputação Reputação : 6

Ver perfil do usuário http://terramakersconsulta.forumeiros.com